Você está aqui:  / Bebidas / Receita de chai latte (chá indiano com especiarias e leite)

Receita de chai latte (chá indiano com especiarias e leite)

Eu trabalhei por mais de quatro anos ao lado de um shopping que tinha uma unidade da Starbucks e não me lembro como acabei ficando literalmente viciada em tomar o chai latte de lá. Todos os dias, um pouco depois do almoço ou já no meio da tarde, quando o estresse começava a dominar meu ser, eu era capaz de sentir o cheirinho gostoso das especiarias, que quase me faziam flutuar até elas como nos desenhos do Pica Pau (quem lembra?).

Era uma luta interna resistir a descer do prédio rapidinho e ir buscar meu copo de chá com leite aromatizado, e confesso que muitas vezes eu fraquejei. Foi nessa época que fiquei louca atrás de uma boa receita de chai latte, que pudesse me ajudar a não falir com minhas caras doses de alívio. Até que depois de muitas tentativas, cheguei à minha fórmula mágica, sem grife mas com muito sabor.

Esta receita de chai latte significa para mim um momento de cuidado comigo mesma. Costumo prepará-la como se fosse um ritual em que esvazio a mente e me concentro somente nos aromas das especiarias sendo tostadas, na mistura da água com o leite sendo tingida pelo chá, no açúcar mascavo sendo dissolvido na bebida… é um momento de meditação, de acalmar os pensamentos, respirar fundo e desacelerar o coração.

Depois disso, me entrego ao prazer de degustar a bebida, prestando atenção no aroma, em cada variação de sabor e percebendo o líquido aquecer o corpo de dentro para fora. Poucas coisas se assemelham a esse reconforto na minha opinião.

É por isso que sugiro que você também experimente e se entregue a esta experiência. Crie também seu ritual de relaxamento e aproveite ao máximo este momento. Espero que esta receita de chai latte provoque em você o mesmo efeito que eu sinto quando o bebo! <3

Receita de chai latte (chá indiano com especiarias e leite)

1 pedaço de canela em pau
5 cravos da índia
1 anis estrelado
3 bagas de cardamomo cortadas ao meio
1 colher de chá de pimenta do reino em grãos
1 colher de chá de gengibre ralado
1/2 xícara de água
1 xícara de leite (de vaca ou de coco)
2 saquinhos de chá preto (costumo usar um English Breakfast mas pode ser qualquer outro)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou melado
Canela em pó ou noz moscada ralada na hora para servir

Em uma frigideira, toste as especiarias (canela, pimenta, cravos, cardamomo e anis estrelado) por cerca de 3-4 minutos no fogo baixo, mexendo de vez em quando. Reserve.

Coloque o gengibre na água, misture com o leite e aqueça em fogo alto até subir as primeiras bolhas. Desligue o fogo, mergulhe as especiarias tostadas e o chá, cubra com um pires e deixe em infusão por 10 minutos.

Coe a infusão e misture o açúcar mascavo ou melado, misturando até dissolver bem. Sirva em seguida — se quiser, polvilhe canela em pó ou noz moscada ralada na hora por cima.

Esta receita de chai latte rende duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

19 Comentários

  • Regina

    /

    Parece boa! Pena que o site não permita copiar… Facilitaria bastante!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Regina, nada te impede de copiar para seu caderno de receitas.
    Mas sabe por que bloqueio a cópia pelo computador? Pois são poucas as pessoas que têm o bom senso de pedir autorização e creditar o material quando o utilizam para outros meios (muitas vezes sem me nem me consultar). E, pior ainda, há outras tantas que usam da má fé para ganhar dinheiro com o material que eu disponibilizo sem ganhar nada. Você acha isso justo? (Por favor leia este post para entender melhor o que estou falando: http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2016/02/23/precisamos-falar-sobre-copia-reproducao-compartilhamento-e-plagio/)
    Abraço e volte sempre 😉

  • Maria Lucia Aparecida Soares

    /

    Oi bom dia Luciana,
    Estava procurando uma receita de chai e achei a sua, adorei e agradeço por compartilhar mas o que realmente me ganhou foi todo seu comentário antes da receita, uma sensibilidade tocante que fiquei imaginando vc descendo as escadas e seguindo em busca de seu chai isso é muito significativo pois me identifiquei muito, as coisas simples tbm me emocionam e me envolvem como vc com o chai isso é maravilhoso a sensação pra mim é de alma feliz
    Quando pego minha caneca de café com leite (não tomo café puro rs) e envolvo minhas mãos fecho os olhos e sinto muita alegria é indescritível ter este momento para nós.
    senti exatamente o que vc sentiu é muito bom.
    gratidão
    bjs
    obs : quando fizer volto para contar.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Que delícia de comentário, Maria Lucia <3
    É este tipo de retorno carinhoso que me motiva a continuar postando minhas receitas e minhas histórias por aqui.
    Beijo grande e volte sempre!

  • Cinthia

    /

    Também me viciei como você e priiincipalmente quando estou querendo ficar gripada, compro e tomo um chai latte. É uma sensação de sabores. Vou fazer da sua receita.

  • Ana Paula

    /

    Amei a receita, tomei pela primeira vez nesse final de semana e achei maravilhoso, estava a procura de uma receita para preparar em casa.. uma dúvida, esse chá pode ser armazenado na geladeira? Dura quanto tempo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ana Paula, não recomendo deixar pronto na geladeira. Eu deixaria, no máximo, para tomar no mesmo dia.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Thaís Soares

    /

    Em textos como esse percebemos que o alimento é muito mais que puramente orgânico, também alimenta a alma… ótimo artigo, ganhou uma nova leitora ávida

  • Luciana Carpinelli

    /

    Thaís, seja sempre bem vinda!
    E obrigada pelo comentário carinhoso 🙂

  • Patricia Neves

    /

    Nossa que linda sua descrição sobre o Chai Latte! Consegui sentir muitas das sensações descritas somente ao ler! Estou tomando o Chai tea Latte em capsula -que ganhei de presente- e me despertou curiosidade pela receita e achei a sua , que só pela forma que descreve irei fazer com CERTEZA! Parabéns pelo seu dom!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Patricia, que gostoso saber que consegui transmitir a sensação que tenho ao tomar o chai latte.
    Obrigada pelo carinho e volte sempre! 🙂

  • Sendi

    /

    Assim como vc me viciei no Chai Latte e procurando receitas, após sua descrição do momento do chá não pude deixar de experimentar e AMEI!!! Parabéns, vai ser a receita de chai latte aqui em casa! Obrigada

  • Ana Cláudia

    /

    Também me inspirei pela sua descrição do momento com o chai <3 Farei com certeza! Obrigada por compartilhar!

  • Dagmar

    /

    Luciana, a forma como vc imerge seu leitor na atmosfera do thai tbm me encantou. Certamente, é uma maneira muito bacana de prender a atenção. Eu que tenho mania de não terminar de ler essas narrativas, fui até o final. Cheguei mesmo a imaginar a cena e o aroma das especiarias, como vc descreve.
    Fiz o Thai e amei. Pena que na região onde moro é mto quente.

  • Lizzie

    /

    Olá! Tudo bem deixar as especiarias prontas com antecedência num vidro?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Lizzie, você pode até deixar as especiarias misturadas num pote, mas o ideal é “acordá-las” na frigideira somente na hora de usar, pois o calor ativa os óleos essenciais que dão o aroma e sabor ao chai.

  • Rodrigo Oliveira

    /

    Obrigado por compartilhar essa experiência, porque já deixou de ser uma mera receita.
    Vou testar em breve.

  • Gislene Aps

    /

    Olá não posso substituir o o mascavo por mél? O Cardomomo que encontrei é a semente verde isso mesmo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Gislene, o chai é seu, se prefere com mel, pode fazer com ele (só é bom misturá-lo ao fim do preparo pois quando aquecido ele perde suas propriedades nutricionais).
    O cardamomo é a “semente” verde (ou baga) mesmo. Para usá-lo, faça um corte com uma faca sobre a casquinha verde para conseguir retirar as sementinhas de dentro. São elas que dão o perfume especial às preparações.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram