Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sopas, cremes e caldos / Vegetariana / Mac ‘n’ cheese soup (sopa de queijo com macarrãozinho)

Mac ‘n’ cheese soup (sopa de queijo com macarrãozinho)

 

Não tem jeito, nos dias frios eu só consigo pensar em comidas muito quentinhas e é claro que sempre acabo pensando em sopas, mesmo no horário do almoço. Aí comecei a avaliar os ingredientes disponíveis para minha aventura gastronômica dominical e a primeira ideia foi uma sopa de queijo.

Só que não tinha um pão bonito para acompanhar, nem torradas, e achei que só a sopinha não ia matar a minha fome. Dei mais uma olhada e encontrei um resto de macarrãozinho para sopa e, *plin*, os olhos brilharam quando imaginei uma mac ‘n’ cheese soup, ou seja, uma sopa com muito queijo (já repararam que pode faltar tudo em casa, menos queijo?) e macarrão.

Para completar, um pedacinho de bacon que estava dando sopa (perdoem o trocadilho), entrou na onda e virou uma farofinha crocante para finalizar o prato junto de mais queijo ralado.

Precisa mesmo dizer que ficou uma maravilha? Mais uma bela sugestão para nosso já recheado arquivo de sopas, cremes e caldos aquecer também os seus dias frios. Aproveite! 😉

Mac ‘n’ cheese soup (sopa de queijo com macarrãozinho)

2 xícaras de macarrão curto cru
2 xícaras de leite (aproximadamente)
1 e 1/2 xícara de caldo de legumes ou de galinha preferencialmente caseiro (ou água)
2 dentes de alho amassadinhos
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1 xícara de queijo ralado (muçarela, prato, parmesão, provolone, gouda etc. ou uma mistura deles)
3 colheres de sopa de requeijão (eu uso sempre o caseiro)
Parmesão ralado para finalizar

Lave o macarrão para eliminar o excesso de amido e escorra bem.

Em uma panela média, coloque o leite, a água, o alho, a mostarda, a manteiga, a noz-moscada e o macarrão lavado. Em fogo médio, vá mexendo até começar a ferver.

Assim que ferver, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar, sem parar de mexer, pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente. Se estiver secando muito rápido, acrescente um pouco mais de leite ou de água.

Quando o macarrão estiver cozido, desligue o fogo e adicione o queijo e o requeijão, misturando bem. Eu usei parmesão e gouda.

Sirva imediatamente a sopa de queijo com mais queijo ralado por cima. Para caprichar um pouco mais, fritei um tantinho de bacon bem picadinho e salpiquei por cima. Ficou simplesmente maravilhoso!

Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram