Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Arroz doce com laranja

Arroz doce com laranja

ArrozDoceComLaranja_CozinhandoPara2ou1

É engraçado como a gente se acostuma a padrões e se apega tanto a eles que estranha quando são quebrados. A vida toda eu comi arroz doce bem doce feito com cravo e canela e salpicado com muita canela em pó. Esse era o meu padrão para arroz doce, o sabor característico registrado nas minhas lembranças.

No mês passado, fizemos uma Festa Julina comunitária no trabalho e cada um ficou responsável por levar um prato de doce ou salgado típico. Eu levei um Bolo de paçoca de amendoim, mas doida que sou por arroz doce, fui logo experimentar um copinho trazido por um colega. Na primeira colherada foi aquele choque: MEUDEUS O QUE QUE É ISSO!? Sabe quando a gente está esperando sentir aquele sabor padrão e, de repente, não é nada daquilo que vem? Exatamente.

Achei aquele arroz doce MUITO estranho — só que ele era estranhamente bom. Bom de uma forma surpreendente e impressionante. E é claro que eu tinha que descobrir mais do que apenas aquele característico aroma cítrico e o sabor menos doce. Descobri quem havia trazido e também que a delícia era obra da sogra, que preparava o arroz doce com laranja e mais um “negócio diferente”. Pedi uma investigação, óbvio, e acabei sabendo que o tal negócio era o cardamomo, uma especiaria super aromática, parente distante do gengibre, com sabor levemente picante e muito usado na Índia. Uma baga pequena e verde que contém diversas sementinhas perfumadas. E olha, se você não tiver em casa ou não encontrar, pode fazer sem ele — mas faça o arroz doce com a laranja ou substitua-o por um tiquinho de gengibre que eu tenho certeza que você também vai gostar.

Infelizmente não consegui a receita original da sogra do meu colega, mas acabei encontrando uma versão certeira da Rita Lobo, porque é óbvio que eu não me contentaria com aquele pequeno copinho que comi na festa. E mais óbvio ainda que não poderia deixar de registrar esta descoberta tão maravilhosa esquecida num cantinho da minha memória — ela merece destaque aqui no nosso arquivo de receitas deliciosas.

Arroz doce com laranja e cardamomo

1/2 xícara de arroz
1 pitadinha de sal
1 xícara de leite
1 xícara de água
1/2 laranja (raspas da casca e suco)
1 pedaço de canela em pau
1 cravo da Índia
2 bagas de cardamomo cortadas ao meio ou 1 colher de café de gengibre ralado (opcional)
1/4 de lata de leite condensado

Lave o arroz e deixe escorrer bem. Junte em uma panela de fundo grosso com o leite, a água, o sal, a casca de laranja, a canela, o cravo e o cardamomo.

Leve ao fogo alto, mexendo sempre. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

Adicione o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sem parar de mexer. Se quiser, junte o suco de laranja neste momento (não estava na receita original, mas eu achei que o toque de laranja estava muito leve).

Para servir quente, deixe cozinhar mais 5 minutos e sirva em seguida. Se preferir servir frio, espere amornar e leve à geladeira antes de servir.

Em vez da canela em pó, salpique um pouquinho de casca de laranja ralada bem fininha.

Esta quantidade rende cerca de 3 a 4 porções. Mantenha por até 4 dias na geladeira em pote fechado.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram