Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Sopa de frango com legumes e macarrãozinho

Sopa de frango com legumes e macarrãozinho

Não tem nada mais reconfortante quando estamos doentes do que uma sopinha bem caprichada. Como já contei aqui algumas vezes, tenho uma certa preferência pelas sopas pedaçudas, daquelas que dá um certo trabalho para comer, assim não fica aquela sensação de que quase nem comemos nada.

Esta sopa de frango com legumes e macarrãozinho é uma ótima escolha para essas situações. Principalmente porque é feita com o caldo do cozimento do frango, que rende um caldo forte, reforçado com seus nutrientes. Para completar, uma seleção de legumes coloridos para reforçar ainda mais o nosso prato.

Uma sugestão gostosa e saudável para recuperar qualquer corpo principalmente dessas gripes fortes que estão circulando por aí.

Sopa de frango com legumes e macarrãozinho

Para o frango:
1 sobrecoxa de frango com pele
3 xícaras de água
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1/2 colher de sopa de vinagre ou de limão espremido
1 dente de alho amassado
1 pitadinha de sal

Para a sopa:
1 cebola média em cubinhos
1 talo de alho poró fatiado bem fininho (ou 2 dentes de alho amassados)
tablete de caldo de legumes saudável caseiro (veja AQUI como fazer)
1 xícara de água
1 cenoura pequena em cubinhos
1 batata pequena em cubinhos
1 abobrinha pequena em cubinhos
1 tomate grande em cubinhos
1/2 xícara de macarrão para sopa cozido
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a água para ferver e junte a sobrecoxa e os temperos e deixe cozinhar com a panela semitampada até o frango estar bem macio.

Enquanto isso, em outra panela, aqueça 1 fio de azeite para refogar a cebola e o alho poró (ou alho normal) até que fiquem macios. Acrescente o tablete de caldo de legumes saudável caseiro, a cenoura, misture e refogue por uns 3 minutos.

Regue com 1 xícara de água. Coloque, então, a batata e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione a abobrinha e cozinhe por mais uns 5 minutos — se precisar, acrescente mais um pouquinho de água, mas não exagere pois ainda colocaremos a água de cozimento da sobrecoxa. Junte o tomate e espere mais 5 minutos.

Enquanto isso, coloque o macarrão para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente. Depois do tempo recomendado, escorra-o e passe por água fria corrente para parar o cozimento. Reserve.

O frango já deve estar bem macio, então retire-o do caldo (reserve esse caldo), tire a pele e desfie a carne com a ajuda de um garfo, cortando em pedaços menores caso fique muito grandes.

Coloque o caldo na panela com os legumes cozidos. Acrescente o frango desfiado e o macarrão cozido. Misture e prove — se precisar, corrija o tempero. Caso a sopa esteja muito grossa, adicione um pouco mais de água.

Sirva em seguida com queijo ralado. Estas quantidades servem bem entre duas e três porções da Sopa de frango com legumes.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram