Você está aqui:  / Congelados / Doces, bolos e sobremesas / Apple pie (torta americana de maçãs)

Apple pie (torta americana de maçãs)

Apple Pie é aquela torta típicamente americana, com recheio quentinho de maçãs com um leve toque de especiarias. Sabe a famosa torta do filme American Pie? Pois é exatamente ela.

Comi inúmeros pedaços delas nos cafés de Berlim, quando morei por lá. Ao lado do Apfelstrudel (aquele maravilhoso rolo de massa folhada bem fininha recheado de maçã com nozes), é uma das guloseimas mais comuns por lá para acompanhar uma xícara fumegante de chá ou café para espantar o frio. Mas depois de voltei, dificilmente encontro esta opção por aqui.

Numa dessas tardes frias, me lembrei do cheirinho das especiarias e não sosseguei enquanto não fiz a tal da torta para deliciosamente matar a minha vontade.

Apple pie (torta americana de maçãs)

Para a massa da torta de maçãs:
2 e 3/4 de xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
150g. de manteiga gelada cortada em cubinhos
Água gelada até dar o ponto (+/- 4 colheres de sopa)
1 ovo (para pincelar)

Para o recheio da torta de maçãs:
4 maçãs
1 limão (raspas e suco)
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de maisena
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz moscada ralada na hora
1 pitadinha de cravo em pó (opcional)

Misture a farinha com o açúcar e junte a manteiga. Com a ponta dos dedos vá misturando e amassando até obter uma farofa. Aos poucos vá acrescentando colheradas de água gelada e misturando, para formar uma bola de massa. Evite amassar muito com as palmas das mãos para não derreter a manteiga.

Divida a massa em três partes iguais. Use duas para forrar o fundo da forma ou refratário (de 20-25cm.) em que será assada a torta. Para isso, forre uma superfície lisa com um pedaço de filme plástico e coloque a massa sobre ele. Cubra com outro pedaço de filme e abra a massa entre eles com um rolo de madeira. Retire um dos plásticos e com a ajuda do outro, posicione a massa sobre o fundo, acertando com cuidado as bordas. Ainda com o plástico por cima, leve ao congelador por meia hora.

Enquanto isso, abra a terceira parte da massa e corte tiras. Eu fiz tranças com tirinhas mais finas para deixar a torta mais bonita. Arrume em uma assadeira e também leve ao congelador por uns 15 minutos.

Corte as maçãs em cubos pequenos e coloque em uma tigela. Você pode usar maçãs verdes, Fuji (aquelas menores e mais azedinhas), Gala (mais adocicada). Eu usei três Fuji e uma Gala.

Junte o suco e as raspas do limão, mexa para espalhar bem. Depois misture a maisena com o açúcar, a canela, a noz moscada e o cravo em pó e salpique sobre as maçãs. Mexa mais uma vez para distribuir completamente.

Recheie a forma forrada com a massa e espalhe bem para que fique uniforme. Cubra a torta entrelaçando as tiras de massa, deixando um pequeno espaço entre elas (no forno, o recheio quente irá soltar vapor e precisa escapar de dentro da torta). Pressione as laterais para selar as pontas e retire o excesso de massa. Você pode assar biscoitinhos com as rebarbas.

Bata rapidamente o ovo e pincele por toda a superfície da torta. Se quiser, pode salpicar um pouco de açúcar cristal por cima, ele vai caramelizar e deixar a superfície mais dourada. Leve ao forno preaquecido em 200ºC por 40-60 minutos ou até que esteja dourada.

Sirva sua Apple Pie ainda quente com uma bola de sorvete (eu preferi o Frozen Yogurt light — veja AQUI como prepará-lo em casa). Fica uma delícia!

Estas quantidades rendem até 6 pedaços. Se preferir, faça duas tortas menores e congele uma antes de assá-la.

Torta de maçã com recheio borbulhando para aquecer esta tarde fria!

Uma publicação compartilhada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Fe

    /

    Fiz ontem e ficou simplesmente maravilhosa, a melhor torta que já fiz!!! Estou até me sentindo super chef kkkkk
    Bjs

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram