Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Vegana / Doce de trigo em grão com leite de coco (calorias reduzidas)

Doce de trigo em grão com leite de coco (calorias reduzidas)

Faz mais ou menos uns 10 anos (meudeus, como o tempo voa!) que eu frequentava muito um restaurante vegetariano que ficava atrás do prédio em que trabalhava, ali na Faria Lima. E confesso que minha preferência por comer lá era devido à sobremesa grátis — um balcão cheio de copinhos com diferentes doces veganos, da gelatina de agar agar a um doce de trigo em grão com leite vegetal que era minha paixão. É tipo um arroz doce só que muito mais nutritivo.

Confesso que senti muita falta desse emprego principalmente por causa do tal doce de trigo. E felizmente descobri um outro restaurante vegetariano na região da Avenida Paulista que também oferecia esse doce no buffet à vontade de sobremesas, incluído no valor do almoço. Precisa dizer que muitas vezes almocei um pratão só de folhas para poder abusar da porção dele? Pode apostar que sim.

Mas aí saí também desse outro emprego, passei uma temporada em Berlim, voltei para morar na Liberdade, mudei para trabalhar em outra cidade e até a semana passada, quando me deparei com grãos de trigo, nunca mais tinha pensado na tal da sobremesa. Pois é claro que tratei de trazê-lo para casa, já pensando em relembrar meu doce querido.

Como não tinha a receita, improvisei com o tinha mais fácil: leite de coco (nem sei se era esse mesmo o leite vegetal utilizado, mas deu certo). Então comecei a pensar nos sabores e acho que cheguei bem perto, com uma única diferença: como usei o açúcar mascavo, para uma versão um pouquinho mais natural, meu doce de trigo ficou com mais escurinho e com um sabor mais caramelizado. Que eu simplesmente amei!

Já contei que tenho um planejamento de publicações aqui no blog mas, como muita gente se interessou pela foto que postei no Instagram (já segue a gente lá?), resolvi antecipar esta receita. Inclusive, me contaram que este doce é muito parecido com uma iguria típica ucraniana chamada Kutiá. Chega perto, porém os ingredientes que usei são diferentes do original. De qualquer forma, acho que acabei descobrindo, por acaso, a origem do meu docinho querido dos restaurantes vegetarianos. 🙂

Espero que gostem (e me contem o que acharam dele, caso experimentem também). 🙂

Doce de trigo em grão com leite de coco (calorias reduzidas)

1 xícara de trigo em grão
1 vidro de leite de coco (200ml.)
1 xícara de água filtrada
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 pedaço de canela em pau
3 cravos da Índia
1 colher de chá de extrato de baunilha

Deixe os grãos de trigo de molho em água de um dia para o outro.

Depois, escorra-os, coloque em uma panela de pressão, cubra com mais água e deixe cozinhar por 30 minutos após começar a chiar. Espere sair a pressão e abra a panela.

Escorra a água novamente e depois despeje o leite de coco e a água filtrada. Junte o açúcar mascavo, a canela e os cravos. Misture bem e deixe ferver com a panela aberta até começar a engrossar como um mingau. Desligue o fogo, misture a baunilha e espere esfriar.

Guarde na geladeira em um pote com tampa por até 3 dias. Sirva frio ou aquecido. Se quiser, salpique um pouco de canela em pó por cima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram