Você está aqui:  / Carnes / Entradas e petiscos / Carne à mexicana com queijo gratinado

Carne à mexicana com queijo gratinado

Sou louca por comida mexicana e ando numa fase viciada em guacamole que está difícil de superar. Aí num fim de semana, resolvi preparar outros pratos para acompanhar o guacamole (acompanhar o acompanhamento? hahaha — o cardápio é meu, eu que decido, certo? 😉 ) e fui dar uma olhada no que tinha disponível em casa. Encontrei carne e queijos.

Pensei em tacos ou burritos, mas acabei indo por um caminho mais fácil, uma carne à mexicana com queijo gratinado. Coloquei tudo num refratário, levei ao forno para derreter bem os queijos e comemos nos lambuzando e lambendo os dedos, literalmente.

Um toque levemente apimentado na carne desfiada e a deliciosidade do queijo puxa-puxa para deixar seus dias frios muito mais interessantes!

Carne à mexicana com queijo gratinado

300g. de acém ou coxão mole em cubos
1/3 de xícara de cerveja preta ou de vinho tinto
1/2 xícara de água
1 cebola média
2 tomates médios
1 folha de louro
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de pimenta calabresa desidratada
1 xícara de queijo ralado (muçarela, prato, chedar, parmesão ou uma mistura deles)
1 punhado de cheiro verde bem picadinho
Sal e pimenta do reino a vontade

Bata no liquidificador a cerveja ou vinho com a água, a cebola e os tomates até ficar bem homogêneo. Reserve.

Aqueça uma panela de pressão e coloque um bom fio de azeite ou óleo vegetal. Adicione a carne e deixe fritar até dourar todos os lados. Regue com o tempero batido, coloque a folha de louro, tempere com o cominho, a páprica, a pimenta e uma pitada de sal e de pimenta do reino. Misture tudo, tampe a panela e, quando começar a chiar, abaixe o fogo e conte 30 minutos.

Desligue o fogo e depois que sair a pressão, abra a panela e ligue o fogo novamente. Vá mexendo e desfiando os pedaços da carne. Espere secar um pouco o molho, a carne deve ficar apenas úmida e não nadando no molho. Se já estiver muito seco, acrescente um pouco de água (não muito).

Coloque a carne em um refratário que possa ir ao forno e cubra com o(s) queijo(s). Leve ao forno preaquecido em 220ºC até que o queijo derreta completamente.

Salpique o cheiro verde e sirva em seguida acompanhado de nachos crocantes (veja AQUI a receita completa para prepará-los em casa). Esta quantidade é suficiente para duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram