Você está aqui:  / Acompanhamentos / Marmita / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegetais / Vegetariana / Purê de macaxeira com manteiga de garrafa e queijo coalho

Purê de macaxeira com manteiga de garrafa e queijo coalho


Eu amo descobrir novos sabores e ingredientes, mas também adoro uma comidinha simples, sem muita pompa. Acho que esse tipo de comida é aquele que mais reconforta, principalmente nesses dias mais frios, abraçando a gente pelo estômago.

Purê de macaxeira é uma preparação super tradicional e, se não me engano, vem lá do Nordeste do país. Com manteiga de garrafa e queijo coalho, fica ainda mais gostoso e irresistível. E o melhor de tudo é que combina com praticamente qualquer coisa que a gente queira acompanhar.

Purê de macaxeira com manteiga de garrafa e queijo coalho

250-300g. de macaxeira, aipim, mandioca
2 colheres de sopa de manteiga de garrafa
1 cebola grande grosseiramente picada
1 dente de alho
1/4 de xícara de leite de coco (ou de vaca, se preferir)
1/4 de xícara de queijo coalho ralado grosso
1 punhadinho de coentro bem picado
Sal e pimenta do reino a vontade

Descasque a macaxeira, corte em pedaços não muito grandes e coloque em uma panela. Cubra com água fervente, tempere com 1 colher de sopa de sal e deixe cozinhar até ficar macia (pode ser na panela normal por cerca de 30 minutos ou na de pressão, por 15 minutos). Escorra a água e retire o fio que fica no centro.

Aqueça uma panela com a manteiga e refogue a cebola até que esteja transparente. Adicione o alho e mexa por mais 1 ou 2 minutinhos. Junte, então, a macaxeira, tempere com 1 pitadinha de sal e pimenta do reino.

Acrescente o leite de coco e vá misturando e amassando para virar o purê. Se preferir um creme mais homogêneo, bata no liquidificador ou com um mixer. Retorne ao fogo e, se preferir um purê mais mole, vá adicionando mais leite aos poucos até o ponto que quiser.

Junte o queijo e mexa bem para que ele derreta e se incorpore completamente ao purê. Prove e, se precisar, corrija o tempero.

Finalize com o coentro e sirva em seguida. Estas quantidades servem bem até 3 pessoas. (E, se sobrar, você pode transformar os restinhos do purê em sopa — clique AQUI para ver como fazer.)

Eu servi meu purê de macaxeira com as Sardinhas à escabeche.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram