Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Escondidinho de batata baroa com ricota e espinafre

Escondidinho de batata baroa com ricota e espinafre

Escondidinho feito com batata baroa ou mandioquinha, no lugar da batata inglesa, é relativamente comum em diversas partes do Brasil. O diferente, neste caso, é o recheio de ricota caseira com espinafre, o que o torna uma versão vegetariana e mais leve do que as mais tradicionais feitas com carnes ou linguiça.

Durante a semana, quando almoço no refeitório da empresa em que trabalho e janto lanches rápidos como tortas, saladas ou pratos que deixo congelados, costumo me programar para as refeições de sábado e domingo. Como tenho mais tempo, escolho as receitas que quero preparar e organizo a lista do supermercado para não faltar nada.

Só que às vezes os dias são atribulados e não consigo me preparar tão bem. Quando isso acontece, dou uma olhada no que tem disponível e começo uma das minhas brincadeiras preferidas: montar uma refeição com o que está à mão.

A batata baroa quase virou salada de batatas, mas queria um prato único que fosse mais substancioso e acabei lembrando do espinafre congelado. Combinado com a ricota, virou um recheio interessante para bolinhos com massa de mandioquinha — mas a preguiça falou mais alto e, em vez de enrolar os bolinhos, fiz camadas intercaladas que formaram um escondidinho lindo, verde e amarelo, e super saboroso.

Dica deliciosa para variar o cardápio do almoço do dia a dia!

Escondidinho de batata baroa com ricota e espinafre

Para o purê cremoso de batata baroa, mandioquinha, batata salsa:
250g. de batata baroa, mandioquinha, batata salsa cozida
1/4 de xícara de leite
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o recheio de ricota com espinafre:
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena em cubos
1/4 xícara de espinafre cozido ou congelado
1/2 xícara de ricota fresca (se preferir, veja a receita completa para fazer em casa)
Sal e pimenta do reino a vontade

Corte em pedaços e cozinhe a baroa/mandioquinha em água ou vapor até estar macia (cerca de 10 a 15 minutos). Depois coloque-a em uma panela com o leite, o alho, sal e pimenta do reino.

Em fogo baixo, vá misturando e amassando os pedaços até obter um purê mais rústico, com pedacinhos inteiros. Junte o queijo ralado (eu usei um restinho de cheddar branco e amarelo que tinha em casa, mas pode ser parmesão) e mexa até integrar bem. Finalize com o cheiro verde. Reserve.

Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola em fogo baixo até começar a dourar. Junte o espinafre e misture bem. Por fim, adicione a ricota e tempere com sal e pimenta a vontade.

Unte um refratário que possa ir ao forno com um fiozinho de azeite e monte uma camada com metade do purê. Por cima, coloque o recheio de ricota e espinafre. Depois, distribua colheradas do restante do purê e espalhe, cobrindo completamente. Se quiser, salpique um pouquinho de queijo para gratinar.

Leve ao forno preaquecido em 220°C somente para dourar a superfície. Sirva em seguida. Estas quantidades rendem entre duas e três porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram