Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Purê de feijão branco com cebola dourada

Purê de feijão branco com cebola dourada

Um purê diferente e super interessante feito com feijão branco. Um creme bem temperadinho e super nutritivo para variar no cardápio do dia a dia, deixando-o ainda mais saudável.

Essas duas últimas semanas foram bem puxadas por conta dos afazeres do trabalho. Uma grande feira em que participamos demandou bastante trabalho, que me deixou super cansada. Mas, para relaxar no fim de semana entre os dias de labuta, a brincadeira foi me propor um desafio: na sexta-feira depois do expediente, passei no supermercado para aproveitar as promoções. Sem pensar em receitas, trouxe para casa um pacote de feijão pré-cozido, leite de coco, alho e cebola, entre outros.

Com esses ingredientes disponíveis, acordei no sábado já pensando no que poderia fazer com eles. Pensei em um cozido com mandioquinha e paio, que também vieram nas sacolas, mas o dia amanheceu quente e desisti. Divaguei mais um pouco e me lembrei deste purê da Rita Lobo. Dei uma pequena adaptada na receita original e saiu um almoço delicioso que nem precisou de complemento, mas fica como dica para ir à mesa ao lado do bacalhau da Páscoa. O que acha?

Purê de feijão branco

1 xícara de feijão branco cru
1 colher de sopa de óleo vegetal ou azeite
2 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
1/2 xícara de leite de coco (ou de vaca)
1 cebola
1 xícara de óleo vegetal para fritar a cebola
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque o feijão em uma tigela grande e cubra com água quente, deixando cerca de dois dedos de água acima do nível do feijão. Deixe de molho de um dia para o outro. Depois, escorra a água e enxague em água corrente.

Coloque os feijões em uma panela de pressão, cubra com água (2 dedos de água acima do nível do feijão), tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo para o mínimo e conte 15 minutos. Espere a pressão sair antes de abrir a panela. Escorra o feijão.

Enquanto isso, corte a cebola em rodelas bem fininhas. Aqueça o óleo em uma panela pequena e, com cuidado, vá colocando aos poucos as rodelas de cebola para fritar. Quando a cebola estiver dourada, retire-a com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Reserve.

Aqueça o óleo ou azeite em uma panela de fundo grosso e refogue o alho sem deixar dourar. Coloque o feijão bem escorrido e tempere-o bem com o refogado. Junte o leite e bata com um mixer ou no processador de alimentos (no liquidificador pode ser mais difícil, mas não impossível — vá pausando e, com uma espátula, abaixe o creme batido) até ficar um purê homogêneo.

Retorne o purê batido à panela e tempere com sal e pimenta do reino a vontade. Sirva com um fiozinho de azeite e as cebolas por cima.

Esta quantidade rende duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • mi

    /

    Mais uma receita ótima! Obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eu que agradeço, Mi 🙂
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram