Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Reaproveitamentos / Vegana / Mendiants de chocolate (para vender, presentear ou reaproveitar sobras de ovos de Páscoa)

Mendiants de chocolate (para vender, presentear ou reaproveitar sobras de ovos de Páscoa)

Mendiants é apenas um nome chique para chamar discos de chocolate cobertos com frutas desidratadas e/ou castanhas. Historicamente, é uma das sobremesas mais tradicionais da região da Provença, na França, que foi inventada com avelã, figo, amêndoa e uva passa, cada um representando uma das quatro ordens religiosas mendicantes da Igreja Católica: uva passa para os Dominicanos, avelã para os Agostinianos, figo seco para os Franciscanos e amêndoas para os Carmelitas.

Com o tempo, foram surgindo diversas versões dos mendiants, que acabaram virando comuns nos cafés, para acompanhar as xícaras quentes. Para mim, é uma excelente forma de reaproveitar sobras de ovos de Páscoa ou então uma alternativa a eles, para presentear os amigos com uma lembrança feita por mim.

Fica então a dica para um mimo que, além de levar o seu carinho, é mais natural e sem muitos aditivos, sem contar que sai bem mais barato que as opções industrializadas.

Mendiants de chocolate (para vender, presentear ou reaproveitar sobras de ovos de Páscoa)

Chocolate em barra ou sobras de ovos de Páscoa (para veganos, escolha chocolates amargos, sem leite)
Frutas desidratadas e castanhas de sua preferência
Papel manteiga ou vegetal

Antes de qualquer coisa, leia atentamente os Segredos para trabalhar com chocolate. Lá você vai encontrar todas as dicas, das mais simples até as técnicas da temperagem, para que sua experiência não seja desanimadora.

Em seguida, separe um pedaço de papel manteiga ou vegetal e, usando um molde (que pode ser a boca de um copo, por exemplo), desenhe círculos para orientar a forma dos mendiants.

Esta receita não tem quantidades exatas pois a ideia é usar o quanto de chocolate você tiver, seja uma lasca de ovo de Páscoa ou uma barra comprada especificamente para isso. Portanto, separe mais ou menos 1/3 da quantidade de chocolate que irá utilizar, rale ou corte bem miudinho. Reserve.

Quebre ou pique o restante em pedaços não muito grandes e coloque em um recipiente de vidro. Leve ao microondas de 30 em 30 segundos, sempre misturando nos intervalos, até que o chocolate fique completamente derretido.

Junte o terço reservado e picadinho e misture bem até tudo estar bem derretido e integrado.

Apoie a folha de papel com os círculos em uma superfície lisa e vá preenchendo os círculos com chocolate. Quando terminar todos, distribua por cima dos círculos de chocolate um pouco das frutas desidratadas e castanhas. Eu usei pistaches, uvas passas e nibs de cacau sobre chocolate meio amargo.

Leve, com cuidado, à geladeira e deixe endurecer por 10 minutos — não deixe gelar por mais tempo para que os mentiants não suem e fiquem manchados.

Retire-os da geladeira e espere mais uns 10 a 15 minutos antes de desgrudá-los do papel. Espere que fiquem em temperatura ambiente, caso queira embrulhá-los.

O rendimento vai depender das quantidades utilizadas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram