Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Tortas e quiches / Vegetais / Vegetariana / Quiche de brócolis, cogumelos e ricota fresca (sem glúten)

Quiche de brócolis, cogumelos e ricota fresca (sem glúten)

Jpeg

Esta quiche de brócolis, cogumelos e ricota é feita com uma massa sem glúten mas que fica bem crocante, quase que como uma massa podre daquelas bem gordurentas. Uma solução interessante para um almoço leve, que pode chegar à mesa acompanhada de uma salada de folhas coloridas — um prato lindo e bem equilibrado.

Para fazer esta receita, escolhi com cuidado cada um dos ingredientes. Para a base, aveia orgânica sem glúten e, para o recheio, brócolis também orgânico, cogumelos cultivados do lado de casa, a minha queridinha Ricota caseira (clique AQUI e veja a receita completa) e ovos das galinhas caipiras do seu Deco, que os traz todas as semanas à feira que acontece todas as semanas no meu bairro. Melhor, impossível!

Mas ó, pode ficar tranquilo que dá para usar os ingredientes comuns mesmo. Quando não tenho todas essas opções, vou com o básico de sempre. A gente faz o possível, mas o importante mesmo é preparar uma comidinha de verdade. E gostosa! 🙂

Quiche de brócolis, cogumelos e ricota (sem glúten)

Para a base de quiche de aveia (sem glúten):
1 e 1/2 xícara de farinha de aveia (se não encontrar, bata a aveia no liquidificador)
2 colheres de sopa de manteiga gelada
Sal e pimenta de reino a vontade

Para o recheio de quiche de brócolis, cogumelos e ricota:
2 ovos
2 colheres de sopa de requeijão
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/4 xícara de leite
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1/2 xícara de brócolis cortados em floretes
1/2 xícara de cogumelos (paris, champignon, shimeji, shitake etc.)
1 colher de café de alho bem picadinho
1 fatia grossa de ricota fresca (clique AQUI e veja como preparar Ricota caseira)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Tempere a farinha de aveia com sal e pimenta do reino e junte a manteiga, amassando com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Amasse e forme uma bola. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 20 minutos.

Cubra o fundo e as laterais de uma assadeira de fundo falso de 20cm. e leve ao forno preaquecido em 180°C até começar a dourar.

Atenção: a aveia originalmente não tem glúten, mas quando ela é processada com outros produtos com glúten pode ser contaminada por ele. Por isso, se você não pode consumir nada que tenha glúten, fique atento quando for comprar.

Enquanto isso, bata no processador de alimentos ou liquidificador os ovos com o requeijão, o leite e o queijo ralado. Tempere com as ervas, sal e pimenta do reino. Tempere com as ervas, sal (prove antes para ver se é necessário) e pimenta do reino. Reserve.

ComoBrocolisCogumelosRicota_CozinhandoPara2ou1

Aqueça uma frigideira, coloque um bom fio de azeite e o alho. Cerca de 3 minutos depois, coloque os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe refogar por 5 a 8 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Ferva água em uma panela pequena ou caneca e cozinhe o brócolis por 3 minutos. Escorra-o da água quente e enxague com água fria corrente até esfriar. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve também.

Depois da base assada, preencha-a com o creme batido. Distribua o brócolis, os cogumelos e finalize com a ricota despedaçada. Retorne ao forno em 200ºC até o recheio estar firme e com a superfície dourada.

Sirva em seguida. Estas quantidades rendem 4 pedaços médios.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram