Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Muttar Paneer (refogado de ervilha e tomate com queijo grelhado)

Muttar Paneer (refogado de ervilha e tomate com queijo grelhado)

MuttarPaneer_CozinhandoPara2ou1

Eu adoro a ideia da #SegundaSemCarne porque é uma excelente oportunidade de descobrir outros sabores e adotar uma alimentação mais variada, com ingredientes diversificados. Já contei algumas vezes aqui que, apesar de não gostar de alguns legumes como a berinjela e a couve-flor, não desisti de experimentá-los em preparações diferentes das que não gostava e acabei até adorando as novidades.

Nesse momento em que a gente não sabe se dá ou não para confiar na qualidade da carne que chega até a nossa mesa, nunca é demais variar um pouco mais o cardápio para não depender tanto das proteínas animais. Com a #SegundaSemCarne, a gente se compromete a, pelo menos uma vez por semana, optar por outros tipos de proteínas — que, aliás, podem ser surpreendentemente saborosas!

Este Muttar Paneer é uma dica super interessante, inspirada na cozinha indiana. A receita, conheci através da Marina Maria, do blog Sal de Bolinha. O toque interessante das especiarias desperta o paladar para os outros ingredientes, finalizados com deliciosos pedaços de queijo tostadinhos. Uma refeição leve, muito gostosa e super fácil de preparar. Topa experimentar novas possibilidades? 😉

Muttar Paneer (refogado de ervilha e tomate com queijo grelhado)

200g. de queijo coalho (cerca de 4 palitos)
1 colher de sopa de óleo
1 cebola média picadinhaa
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 pedaço de cerca de 2 cm. de gengibre descascado e picado ou ralado
1 colher de chá de curry em pó
1 colher de chá de açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó
2 tomates frescos bem maduros picadinhos (sem sementes)
1/2 colher de chá de sal
350g. de ervilhas congeladas (cerca de duas xícaras)
1 xícara de chá de água
Sal e pimenta do reino a vontade

Retire os palitos do queijo (se tiver) e corte cada um em cubos.

Aqueça uma frigideira no fogo alto e coloque os pedaços de queijo para grelhar. Vá virando, com ajuda de uma pinça, até dourar os quatro lados. Transfira para um prato forrado com papel toalha.

Na mesma frigideira, aqueça o óleo, junte a cebola e refogue até ficar transparente. Adicione o alho, mexa apenas até ele soltar o perfume e acrescente o gengibre, o curry e o açafrão-da-terra, mexendo sempre. Coloque o tomate picado e o sal e mexa por mais dois minutos ou até o tomate ficar macio.

Acrescente a ervilha congelada e a água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até reduzir e virar um molho suculento. Experimente para acertar o tempero (sal e pimenta do reino) e sirva com o queijo grelhado salpicado por cima – fica perfeito com arroz integral, mas acabei servindo com arroz branquinho mesmo. Se preferir, envolva uma massa cozida al dente.

Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Ariana Pazzini

    /

    Lu eu tô salivando aqui de ler a lista de ingredientes! Imaginei o sabor do queijo grelhado e o sabor destas especiarias e temperos juntos no mesmo prato! ?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ari, é mesmo uma delícia! Fiz para minha mãe e ela já repetiu a receita de tanto que gostou. 🙂
    Beijão.

  • Laura

    /

    amei o blog muito bom

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Laura. 🙂
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram