Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Pavê de limão super fácil

Pavê de limão super fácil

PaveDeLimao_CozinhandoPara2ou1

Eu amo doces, mas sobremesa é um assunto polêmico na minha família. Para começar, minha mãe é uma excelente cozinheira (e muito do que compartilho aqui se deve a isso), mas não confie uma lata de leite condensado aos cuidados dela que a probabilidade de dar errado é altíssima!

Somado a este fato, tem meu pai que é super chato para comer e cheio de restrições e preconceitos com coisas diferentes. Minha irmã vai na mesma linha, é a rainha das caretas quando a gente menciona um ingrediente menos convencional, incomum nos pratos que ela curte.

Diante deste cenário, eu, como a pessoa que ama cozinhar e testar novos sabores e preparações, acabo desanimando sempre que invento de fazer qualquer doce mais inovador que o Pudim de leite da Vó Ninha ou o Pavê da Vó Nair, as opções já aprovadas por todos. Só que AMO um desafio, então resolvi preparar uma receita diferente de tudo que já havíamos experimentado para as festas do fim do ano passado: um pavê de limão.

A ideia começou com o pacote de biscoito champanhe que veio na cesta de Natal da firma. Como queria alguma coisa que fugisse do nosso repertório básico e que não incluísse o chocolate de quem minha mãe não é muito amiga, fui trocar umas ideias com minha irmã e ela foi categórica: ou eu fazia uma torta de limão ou ela simplesmente não comeria a sobremesa da ceia. Será mesmo? ;P

Transformei a exigência dela um pouquinho e cheguei à não tão excêntrica opção de preparar este pavê de limão. Dei uma olhada na receita do Pavê da Vó Nair e vi que não dava para aproveitar muita coisa de lá, mas logo lembrei das Tortinhas de limão e solução estava prontinha à minha frente.

Pois então fica a dica: se a vida lhe der limões, não faça uma limonada, mas este pavê delicioso com eles.

Ah, e todo mundo gostou TANTO da minha sobremesa que tive que fazer outra travessa no dia seguinte! (É isso que faz tudo valer a pena.)

Pavê de limão super fácil

Para o creme de limão:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 limões: raspas e suco (eu usei o limão siciliano)

Para a montagem do pavê:
150g. de biscoitos champanhe (1 pacote)
1/4 de xícara de água
1/2 xícara de suspiros quebradinhos (opcional)

Junte o leite condensado com o creme de leite e acrescente metade do suco de limão. Misture bem para integrar os ingredientes e obter um creme homogêneo. Reserve.

Dissolva a outra metade do suco de limão na água. Vá molhando rapidamente os biscoitos nesse líquido e forre o fundo de um refratário.

ComoFazerPaeDeLimao_CozinhandoPara2ou1

Cubra os biscoitos com metade do creme de limão e repita a camada de biscoitos umedecidos no suco. Finalize com mais uma camada de creme. Cubra com uma tampa ou com plástico filme e leve à geladeira por umas 6 a 8 horas, preferencialmente de um dia para o outro, para assentar e ficar firme.

Antes de servir, distribua por cima os suspiros quebrados e finalize com as raspas de limão.

Esta quantidade rende entre 6 e 8 pedaços médios.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Paula

    /

    Nossa!!! A receita parece ótima mesmo!! E super fácil! Amei! Vou testar assim q puder!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Paula, é uma delícia. Faz e depois conta pra gente o que você achou! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram