Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Sem glúten / Bacalhau à Brás (com cebolas, batatas douradas, azeitonas e ovos)

Bacalhau à Brás (com cebolas, batatas douradas, azeitonas e ovos)

BacalhauABras_CozinhandoPara2ou1

Não sei se é tradição ter algum prato com peixe ou bacalhau nas Festas de Fim de Ano, mas na minha família não pode faltar. Começou com a Vó Nair, que amava uma bacalhoada e continuou porque meu cunhado é meio vegetariano (não come carnes vermelhas nem frango/peru/chester).

Por isso, a cada ano gosto de pensar em um prato diferente para agradá-lo também com as comidinhas. Para este ano, apostei no Bacalhau a Brás, uma receita super tradicional portuguesa, mas com algumas mudanças para ficar ao nosso gosto. E não tenho vergonha de confessar que a escolha se deveu a ser preparada com o bacalhau em lascas, que é bem mais barato que os em posta ou filé (afinal, este ano não está fácil para ninguém!).

A primeira coisa que mudei é que meu pai só come batatas fritas e eu não gosto muito da batata palha misturada na comida, então no lugar da batata somente cozida, resolvi dourá-la no azeite — e ficou maravilhosa crocantinha!

Outra coisa é que no modo de preparo original, a gente quebra os ovos crus sobre o bacalhau com os outros ingredientes e mistura tudo. Eu acho que vira uma maçaroca só e aí não fica tão bonito na travessa (e mesa de festa tem que ser linda, né?), então prefiro usar ovos cozidos, principalmente os de codorna, pois já são menores e fica mais fácil de pegar um pouquinho de tudo numa garfada só.

Para nós, continua sendo o nosso querido Bacalhau a Brás, que além das ceias, aparece também na nossa mesa do almoço de Páscoa.

Bacalhau a Brás (com cebolas, batatas douradas, azeitonas e ovos)

300g. de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
2 cebolas médias em rodelas
2 batatas médias em cubos
2 ou 3 dentes de alho picadinhos
Ovos cozidos (gosto de usar ovinhos de codorna)
Azeitonas pretas
Azeite, sal e pimenta do reino

Se o bacalhau estiver salgado, lave-o bem em água corrente e coloque de molho em água limpa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte troque a água mais umas 3 a 4 vezes a cada 2 horas para dessalgar, mantendo sempre na geladeira.

Para cozinhar o bacalhau, cubra-o com água e deixe ferver até que comece a desfiar. Depois, é só ir puxando os pedaços com as mãos ou com garfos para desfiá-lo, retirando todas as espinhas. (O caldo que sobrar você pode congelar e depois usar em outras preparações, como Risotos ou Sopas.)

Coloque as batatas em uma panela e cubra com água fria. Leve ao fogo e conte 5 minutos após levantar fervura. Retire do fogo, enxague em água fria e escorra bem sobre um pano de prato limpo ou papel absorvente. Reserve.

ComoFazerBacalhauABras_CozinhandoPara2ou1

Aqueça mais ou menos 1 colher de sopa de azeite em uma panela e coloque a cebola para refogar até começar a ficar dourada. Retire as rodelas com um garfo, deixando o azeite na panela, e reserve.

Agora ponha a batata cozida para refogar no azeite. Se precisar, adicione mais uma ou duas colheres de sopa de azeite e deixe no fogo baixo. Quando estiverem douradas e com a superfície crocante, retire-as da panela e escorra sobre papel absorvente.

Coloque o alho na panela e, quando começar a dourar, coloque o bacalhau. Misture bem e junte a cebola. Depois, retorne as batatas à panela e mexa novamente. Adicione os ovos e integre-os à mistura. Por fim, acrescente as azeitonas. Desligue o fogo quando estiver tudo bem quentinho.

Tempere com a pimenta do reino. Prove e, se precisar acrescente sal.

Esta quantidade serve bem 2 pessoas como prato único.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram