Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Purê de berinjela

Purê de berinjela

PureDeBerinjela_CozinhandoPara2ou1

Já contei aqui que não gosto de berinjela. Mas fazer o CP2ou1 me incentiva a sempre provar novos sabores e, com isso, acabo descobrindo variações de preparo que me agradam, mesmo com ingredientes de que não gosto.

Não gosto de berinjela, mas adorei este purê feito com ela! É cremoso, é delicado, é saboroso, tem as sementinhas crocantes, tem um toque do queijo… juro, é MUITO bom. Juro mesmo. E é tão gostoso que dá para servir como um acompanhamento ou então como uma entradinha, acompanhado de torradinhas ou pães.

Esta receita eu conheci na última vez em que estive na Suécia, no bar do hotel. Para evitar que os clientes fiquem bêbados com tantos drinques e bebidinhas, eles servem nas mesas ou mesmo no balcão um saco de pães diversos com manteiga e outras pastinhas variadas. Em uma das reposições veio uma porção deste purê de berinjela e, mesmo sem saber o que era, me apaixonei de cara. Óbvio que perguntei o que era, como era feito e tudo o que deu.

Ao voltar, fui em busca de uma receita e encontrei esta versão em um blog português de receitas turcas. Foi ela que testei e aprovei: um pouco mais saborosa que a versão original que conheci. É por isso que veio para cá, para não ser nunca esquecida (principalmente por mim!).

Purê de berinjela

1 berinjela média (200g.)
1 colher de sobremesa de limão espremido
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho bem picadinho
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/4 de xícara de leite
Opcional: 3 colheres de sopa de queijo ralado (pode ser queijo vegano, se preferir)
Sal e pimenta do reino a vontade

Grelhe a berinjela na boca do fogão mesmo para tostar a casca. Espere esfriar um pouco e retire a casca (se alguma parte ficar crua, retorne ao fogo).

Esprema a polpa da berinjela deixando escorrer o excesso de água. Pique bem essa polpa e tempere com o limão. Reserve.

Aqueça uma panela e coloque o alho para refogar no azeite. Antes de dourar, salpique a farinha e vá misturando até começar a borbulhar. Adicione o leite e mexa sempre até engrossar em ponto de creme.

ComoFazerPureDeBerinjela_CozinhandoPara2ou1

Coloque a berinjela e deixe cozinhar até engrossar e virar um creme. Por fim, acrescente o queijo e misture bem até derreter completamente e integrá-lo ao creme. Se o creme estiver muito pedaçudo, bata rapidamente com um mixer ou no processador.

Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva em seguida com mais algumas gotinhas de limão, como entrada (com torradinhas e pães) ou acompanhamento.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram