Você está aqui:  / Sanduíches / Hot dog francês com creme de queijo gratinado

Hot dog francês com creme de queijo gratinado

HotDogFrances_CozinhandoPara2ou1

Eu, particularmente, nunca vi o passaporte ou ouvi o sotaque deste cachorro quente, mas é assim que o conheci: hot dog francês. Principalmente na Europa, há diversas redes de fast food vendendo versões da combinação de pão com casquinha crocante, salsicha ou linguiça fininha e um delicioso creme de queijos. Há alguns anos, com a onda dos food trucks, ficou mais fácil de encontrá-lo também aqui no Brasil — em São Paulo, pelo menos.

Como não escondo minha paixão pelas <3 salsichas <3, não poderia deixar de me esbaldar sempre que o vejo por aí. Como essa frequência não é suficientemente satisfatória para mim, outro dia preparei a minha versão caseira do sanduíche. E é óbvio que uma mistura dessas não tem como ficar ruim, né? Ou seja, 100% de chances de dar muito certo! Experimenta também. 😉

Hot dog francês com creme de queijo gratinado

1 salsicha tipo Viena ou Frankfurt (são mais compridas) ou linguiça fininha
1 colher de chá de manteiga
1 colher de chá de farinha de trigo
1/3 de xícara de leite
1 colher de café de alho em pó (opcional)
1/2 xícara de queijo ralado (parmesão, provolone, emental, gruyere etc.)
1 pitada de noz moscada ralada
1 pão francês ou mini baguete

Aqueça uma panela em fogo baixo e derreta a manteiga. Junte a farinha e vá misturando até que a mistura comece a dourar e espume. Jogue o leite, sem parar de mexer para não empelotar, e acrescente o alho em pó (eu amo alho, por isso coloquei, mas se preferir deixe de fora. Continue mexendo até engrossar e virar um creme.

Desligue o fogo e junte o queijo ralado (reserve umas duas colheres de sopa para o gratinado) e a noz moscada, misturando para que derreta completamente. Você deve ter um creme grosso, quase um mingau.

Corte o pão ao meio sem separar as metades e reserve (dica: como o pão vai ao forno para gratinar o queijo, escolha um mais branquinho para não queimar. Aqueça uma frigideira antiaderente e doure a salsicha. Coloque-a no pão e cubra com o creme de queijo. Por cima, salpique o queijo separado.

Leve ao forno preaquecido em 220°C por 5 a 10 minutos só para gratinar o queijo. Sirva em seguida.

Estas quantidades rendem um sanduíche.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram