Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Petit fours rosinhas de salame

Petit fours rosinhas de salame

PetitFoursRosinhasDeSalame_CozinhandoPara2ou1

Eu já tive uma fase bem baladeira em que, mesmo tendo aulas da faculdade de manhã e depois dando aulas de inglês até as 21h., eu saída de quinta-feira a domingo e ainda acordava inteira na segundona. Fazia parte do fim de semana dormir pouco e aproveitar muito. Mas nada como o tempo para mudar a vida, né?

Não sinto falta dessa época, mas confesso que gostaria muito de ter aquele pique todo para levar os dias úteis numa boa mesmo depois de tanta balada. Não pelas baladas, mas pelo pique — se é que me entendem.

Hoje eu não penso duas vezes antes de decidir ficar em casa. Adoro receber os amigos para um happy hour caseiro, sem o desgaste de encontrar lugar para estacionar o carro, enfrentar a fila para entrar no barzinho, manter a paciência com o garçom atribulado com tantas mesas, aguentar os bêbados chatos nos grupos ao lado… enfim, eu poderia ficar horas aqui listando motivos para não sair. É por isso que prefiro evitar a fadiga.

Por outro lado, pensar nos preparativos me empolga tanto que a diversão chega bem antes dos convidados. E um dos coringas que sempre tenho nas mangas é este petit four ou uma espécie de petisquinho que parece uma rosinha, preparado com apenas três ingredientes: um bom salame, massa folhada e algumas gotinhas limão siciliano. Tão fácil de fazer que parece até mentira. Sucesso na certa para acompanhar uma cerveja geladíssima!

Petit fours rosinhas de salame

150g. de massa folhada aberta em folha
100g. de salame fatiado
1/2 limão siciliano

É possível preparar a massa folhada em casa, mas dá tanto trabalho e a massa comprada pronta é tão boa que acaba não valendo a pena. Principalmente nesses casos em que a praticidade acaba sendo o mais importante, eu costumo comprar o rolo de massa congelado.

Se a massa estiver congelada, descongele-a de acordo com as instruções da embalagem.

Com uma faca afiada corte as fatias de salame ao meio. Reserve.

Desenrole a massa ainda com o plástico e corte uma tira com a altura da massa e mais ou menos 10 cm. de largura. Depois, corte tiras horizontais de mais ou menos 1,5 cm.

ComoFazerPetitFourDeSalame_CozinhandoPara2ou1

Pingue algumas gotas do limão na primeira tira da massa e espalhe sobre ela. Deixando uma “bainha” de massa na parte de baixo e mais ou menos 1 dedo em um dos lados, posicione as meias fatias de salame, deixando-as um pouco enrugadas (é isso que vai deixar o petit four parecendo com pétalas de rosa). Com cuidado, vá enrolando a massa até o fim, formando uma base com a massa e as pétalas com o salame. Se precisar, pingue mais uma gotinha de limão para grudar a ponta da massa na base do petit four.

Repita com todos os pedaços de massa e fatias de salame. Cubra uma assadeira com papel alumínio e distribua os petit fours. Leve ao forno preaquecido em 160º-180ºC por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja firme e o salame, tostadinho. Sirva em seguida ainda quentes.

Esta quantidade rende duas bandejinhas, que deve servir até umas 6 pessoas como entradinha. Fica uma delícia!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram