Você está aqui:  / Como fazer / Saladas e molhos / Como fazer azeites aromatizados

Como fazer azeites aromatizados

AzeitesAromatizados_CozinhandoPara2ou1

Basicamente, azeite é qualquer óleo obtido da azeitona que, por sua vez, é fruto das árvores oliveiras. Apesar disso, alguns outros óleos também acabam recebendo o nome, como o azeite de dendê, azeite de babaçu, azeite de coco e até azeite de abacate. Mas não adianta, o mais tradicional nas mesas do mundo todo é o azeite de oliva mesmo.

Muito utilizado na culinária há muito tempo (há registros de que já era comum cerca de 3.000 anos antes de Cristo!), antes foi utilizado como uma proteção da pele contra o frio intenso. Apesar disso, oliveiras vêm sendo cultivadas no Brasil somente há poucos anos — por isso grande parte dos produtos disponíveis por aqui são importados.

Um bom azeite faz toda diferença em qualquer prato: seja um pedaço de pão molhadinho nele, uma bela salada ou uma carne super especial. E o primeiro passo para isso é a escolha de um produto de qualidade.

  1. Prefira as embalagens de vidro e que sejam mais escuras, que preservam melhor as qualidades do azeite.
  2. Para temperar, degustar como antepasto ou usar na finalização dos pratos, prefira os extravirgens. Caso seja utilizado no preparo do prato, com altas temperaturas, esta característica não é necessária (mas evite os mistos, que são misturados com outros óleos como o de soja, não tão saudável e saboroso).
  3. Dê preferência aos azeites mais novos, que têm acidez mais baixa e características nutricionais mais preservadas.
  4. Escolha embalagens menores pois a qualidade do azeite vai sendo comprometida após a embalagem ser aberta.
  5. A cor do azeite não faz muita diferença, o importante é que ele esteja límpido e translúcido.

Depois de escolher a sua marca preferida, podemos aromatizá-lo para deixar o azeite ainda mais gostoso. As combinações são praticamente infinitas, mas abaixo sugiro as minhas preferidas para te inspirar.

_ Manjericão, alho e pimentas: 1 dente de alho descascado, 1 ramo de manjericão, 5 sementes de pimentas (usei branca, do reino e rosa).

_ Flores de manjericão: as flores de manjericão são lindas e perfumadas. Elas deixam o azeite com um sabor muito especial, além de ficarem lindas na mesa.

_ Alecrim e canela: 1 ramo de alecrim e 1 pedaço de canela em pau.

Para aromatizar o azeite, o primeiro passo é esterilizar os vidros. Lave bem os potes e as tampas e depois ferva-os por 5 minutos. Retire sem tocar na parte interna e deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato bem limpo.

Após isso, coloque os temperos escolhidos nos vidros e complete-os com o seu azeite preferido. Tampe bem, embrulhe com papel pardo e guarde em um armário fechado por pelo menos 1 semana antes de usar. Lembre-se de agitar o vidro para misturar bem os sabores.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram