Você está aqui:  / Como fazer / Segunda Sem Carne / Sopas, cremes e caldos / Como fazer missoshiru ou sopa de missô

Como fazer missoshiru ou sopa de missô

Missoshiro_CozinhandoPara2ou1

Eu sempre disse que meu pior pesadelo na vida seria virar diabética e não poder nunca mais comer doces, a minha criptonita. Há alguns anos uma pré-diabetes me fez despertar para uma alimentação mais saudável e equilibrada para que eu não precisasse eliminar nada da minha vida — aliás, foi a partir disso que retomei o prazer de cozinhar e o que me levou a criar o CP2ou1.

Acontece que desde o final do ano passado eu tenho vivido uma expectativa louca para descobrir o que tem me causado um certo desconforto. Inicialmente era intolerância à lactose, acabei diminuindo bastante os lácteos e melhorei. Depois não era mais nada. Aí fui tendo diversos diagnósticos diferentes e desencontrados: a clássica virose, intoxicação alimentar, gastrite, labirintite e até frescurite aguda (só porque não era o doutor que estava sentindo as dores todas).

Há pouco mais de uma semana tive mais uma crise séria e voltei ao hospital. Graças a Deus fui atendida por um médico super atencioso que ouviu todas as minhas queixas, prestou atenção ao histórico e disse que tinha quase certeza de que seria um quadro de intolerância alimentar. Por isso, para que a crise melhorasse, recomendou que eu ficasse uma semana sem consumir nada com glúten e lactose. E eu, que não queria ter que tirar um item da minha alimentação, acabei tendo que retirar dois (e dois dos mais comuns no meu dia a dia).

Aproveitei o friozinho e essa condição especial de alimentação nos últimos dias para me acabar no missoshiru, um caldinho oriental, quente e nutritivo que, além de ser hiper simples de preparar e leve e de esquentar o corpo, ainda alimenta bem sem conter nada de glúten ou lactose. Foi então que me dei conta de que ainda não tinha publicado a receita dessa sopinha de que tanto adoro. Caprichei na foto e aqui está o registro para, quem sabe, deixar suas noites frias mais gostosas.

Missoshiru ou sopa de missô

3 xícaras de água
1 colher de sopa de hondashi (caldo de peixe — opcional)
2 colheres de sopa de misso (pasta fermentada de soja)
+/- 100g. de tofu firme em cubinhos
Cebolinha picada

Coloque a água em uma panela e misture o hondashi (você encontra em grandes redes de supermercado, geralmente próximo dos produtos orientais ou importados, como shoyo, macarrões orientais etc.). Leve ao fogo alto até ferver.

Enquanto isso, pegue mais ou menos meia xícara desse caldo e dissolva o missô (mais um ingrediente fácil de encontrar em grandes supermercados, em potes parecidos com os de margarina ou em envelopes em caixinhas como as de chá). Quando a água ferver, desligue o fogo, junte o missô dissolvido e acrescente os cubinhos de tofu.

Mexa mais uma vez e sirva com a cebolinha por cima. Estas quantidades rendem até 4 porções.

Dica: se não consumir tudo, mantenha na geladeira em pote fechado por até 3 dias (não deixe ferver na hora de aquecer novamente).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

  • Luciana Carpinelli

    /

    Sim, Natália, fica uma delícia também! 🙂

  • Sonia R B Junqueira

    /

    Luciana, obrigada pela receita, a foto ficou mesmo linda!
    Espero que você logo descubra o que não vai bem para poder se cuidar e melhorar! Mantenha o astral positivo porque vai dar tudo certo!
    Nunca escrevi aqui mas acompanho suas receitas há algum tempo, e gosto muito. Desejo tudo de bom para você!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Sonia. Muito obrigada pelo comentário e principalmente pelo carinho 🙂
    É isso o que me motiva a continuar postando as receitas e caprichando nas fotos.
    Espero em breve desvendar o mistério, tenho certeza de que vai ficar tudo bem.
    Grande beijo e volte sempre!

  • Mari

    /

    Sabe o que dá mais raiva? Além de vc fazer essas delícias, saber explicar direitinho como a gente prepara tudo, vc inda deixa os pratos lindos na foto!!! 😀
    Melhoras Luciana, logo vc está boa comendo tudo o que gosta. Abs

  • Luciana Carpinelli

    /

    Hahahaha
    Mari, eu juro que me esforço muito para que as fotos fiquem bonitas para os posts e isso não ė nada fácil. Mas se está surtindo efeito, agradeço seu elogio e fico muito feliz com ele.
    Beijão! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram