Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Como fazer / Sanduíches / Como fazer requeijão caseiro sem amido (e uma dica para deixá-lo mais especial)

Como fazer requeijão caseiro sem amido (e uma dica para deixá-lo mais especial)

RequeijaoCremoso_CozinhandoPara2ou1

Nossa vida é feita de escolhas e o que incluímos em nossa alimentação é uma das mais importantes. Isso porque, ao longo dos anos, todos os aditivos que ingerimos com os alimentos industrializados (ou produtos alimentícios, melhor dizendo), vão se acumulando e começam a provocar problemas em nosso organismo, que vão desde a perda progressiva do paladar até doenças mais graves como gastrite, alergias, problemas cognitivos e, em casos mais extremos, há suspeita até de cânceres provocados por eles.

Na dúvida, o caminho mais fácil é fugir deles. A gente sabe que uma vida 100% livre de qualquer tipo de aditivo alimentar é praticamente impossível na nossa realidade atual, mas devemos procurar evitá-los ao máximo. E uma forma de fazer isso, é buscar alternativas caseiras, preparadas com ingredientes frescos e escolhidos pela gente, sem o risco de usarmos nada além do que conhecemos e eliminando a dúvida dos produtos esquisitos escondidos nas letrinhas minúsculas dos rótulos.

Depois de passar a preparar a minha própria ricota, vi esta receita de requeijão caseiro no blog da Eline, o Mel e Pimenta. Fui lá conferir todos os detalhes e encontrei um link d’A Casa Encantada como indicação da fonte. Ok, sem dúvidas de que houvesse a mínima chance de dar errado, é claro que fui tentar e me apaixonei completamente. Louca do jeito que sou por queijos e por requeijão, nunca mais comprei a versão industrializada, cheia de amido para ficar cremoso.

Finalmente resolvi trazê-lo para cá, mas acrescentando uma dica super simples para deixar o seu requeijão caseiro ainda mais especial e saboroso. Precisa dizer que você TEM que testar ~loguíssimo~? 😉

Como fazer requeijão caseiro sem amido (e uma dica para deixá-lo mais especial)

200g. de ricota (se preferir clique AQUI e veja como preparar em casa — eu usei a ricota defumada)
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de creme de leite
1/2* xícara de leite quente (*coloque o creme de leite no medidor de 1/2 xícara e complete com o leite quente)
Sal a vontade

Corte grosseiramente a ricota em pedaços ou amasse-a com um garfo. No liquidificador ou processador de alimentos, junte todos os ingredientes e bata até obter um creme. Prove e, se achar que precisa, tempere com um pouquinho de sal.

ComoFazerRequeijaoCaseiro_CozinhandoPara2ou1

Coloque o requeijão em um pote de vidro com tampa esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire-os da água com uma pinça e deixe-os secar sobre um pano de prato limpo). Feche bem e conserve na geladeira por até 5 dias.

Esta quantidade rende um pote médio (300g. a 350g.).

Dica: Para deixar o requeijão ainda mais especial, desta vez experimentei substituir a ricota fresca por uma defumada e o resultado ficou simplesmente INCRÍVEL! Um requeijão muito mais saboroso, com gostinho de comida boa mesmo. A única diferença é que ele não fica totalmente cremoso, mas com uma textura um pouco mais farelenta — o que eu acho insignificante perto da diferença de sabor. (Na foto o requeijão havia acabado de ser feito, ainda morno, por isso está ainda um pouco menos espesso; depois de ficar na geladeira por algumas horas ele fica mais firme.)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Eline Prando

    /

    Oi Lú
    Eu ainda não tinha visto esse post. adorei, ficou lindo demais.
    Obrigada por citar o Mel e Pimenta.
    Beijos!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eline, eu que agradeço por ter publicado esta receita linda e deliciosa. Você mudou um dos meus hábitos alimentares 🙂
    Beijão!

  • Millene Faria

    /

    Olá!
    Sou vegetariana e estou amando as receitas do site, já selecionei algumas para testar! Parabéns pelo trabalho!
    Tenho uma dúvida, como você faz para defumar a ricota?
    Obrigada e sucesso!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Milene. Obrigada pelo comentário e pelo carinho.
    Você até consegue defumar a ricota em casa (usando serragem no fundo de uma panela, sobre ela uma grade com a ricota e depois a tampa), mas confesso que sempre comprei a ricota já defumada.
    Grande beijo e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram