Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Sopinha fria de tomates com guacamole da Carla Pernambuco

Sopinha fria de tomates com guacamole da Carla Pernambuco

GaspachoComGuacamole_CozinhandoPara2ou1

A fome não some completamente em dias quentes, infelizmente. Mas a vontade de comida quente, “normal”, desaparece. Aí o desafio é pensar em opções fresquinhas mas com alguma sustância para segurar a onda. E, para aproveitar os dias ainda bem quentes apesar do outono, esta dica com influências espanholas é ótima — seja servida como uma entradinha ou como uma refeição leve.

Há algumas semanas, fui convidada a conhecer o estúdio Carlota, da chef Carla Pernambuco para participar de um workshop super interessante promovido pela Cisper, a maior produtora de utilidades domésticas em vidro do Brasil. Em uma noite repleta de comidinhas gostosas, receitas super especiais desenvolvidas pela chef e boa conversa, a dica foi servir o jantar completo em copos — uma forma charmosa e aconchegante de receber amigos em casa.

Adorei a ideia e a combinação com o guacamole, por isso não poderia deixar de reproduzir a receita em casa e registrá-la aqui. Aproveitem vocês também!

Sopinha fria de tomates com guacamole da Carla Pernambuco

Para a sopa fria de tomate:
200g. de tomate pelado (use 1/2 lata ou prepare em casa — clique AQUI para acessar a receita completa)
1 xícara de água gelada
2 colheres de sopa de azeite
1 e 1/2 colher de sopa de vinagre (preferencialmente de vinho)
1 pepino pequeno descascado
1/2 pimentão vermelho
1 dente de alho
Sal e pimenta do reino a vontade

Para servir a sopa fria de tomate com guacamole da Carla Pernambuco:
Guacamole (clique AQUI para acessar a receita completa)
1 rabanete pequeno em cubinhos
1 talo pequeno de salsão em cubinhos
Ceboulette picadinha
1 pão sírio tostado (cortei em tiras e fiz como nas Torradinhas de pão sírio — clique para acessar o passo a passo)

Coloque todos os ingredientes da sopa de tomates no liquidificador, bata bem e, se quiser, coe (eu não coei, achei que não precisava. Misture os legumes picadinhos, reservando um pouco para decorar. Se não for servir em seguida, mantenha na geladeira.

Prepare a guacamole e reserve.

Na hora de servir, coloque um pouco da guacamole no fundo de cada copo (você pode servir em pratos ou cumbucas, mas no copo fica muito mais charmoso!). Depois complete com a sopa de tomates e enfeite com os legumes picadinhos reservados e a ceboulette.

Para não precisar de complementos, preparei o pão sírio tostado e servi cada copo com uma tira dele. Você pode beber ou usar uma colher para tomar a sopa.

Esta quantidade rende duas porções para uma refeição leve e até umas 6 porçõezinhas menores para serem servidas como entrada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram