Você está aqui:  / Acompanhamentos / Air fryer / Calorias reduzidas / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Batata “frita” rústica com um toque picante e creme de limão

Batata “frita” rústica com um toque picante e creme de limão

BatataFritaPicante_CozinhandoPara2ou1

Batatas são sempre uma ótima opção como acompanhamento, principalmente porque combinam com qualquer coisa — de uma simples salada até a carne mais caprichada, passando, é lógico, pelos deliciosos hambúrgueres.

O grande problema é que geralmente a batata servida para acompanhar estes pratos costuma ser crocantemente frita, carregando muito óleo e inúmeras calorias. É aí que entra a air fryer, que elimina toda essa gordura. Mas forno também é uma ótima ferramenta para isso.

Essas batatas rústicas ficam crocantes por serem cortadas em palitos finos e ganham um tempero tão saboroso que viram até um interessante protagonista do prato mais simples. Um super coringa para o dia a dia ou então para uma refeição mais caprichada.

Batata “frita” rústica com um toque picante e creme de limão

Para as batatas rústicas com um toque apimentado:
3 batatas pequenas
1 colher de chá de páprica picante ou defumada
1 colher de café de mostarda em pó
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
Azeite, sal e pimenta do reino

Para o creme de limão:
4 a 5 colheres de ricota fresca amassada com garfo (Clique AQUI para ver como preparar ricota em casa)
1/2 limão espremido
1 pitadinha de sal
1 colher de sopa de cebolete ou cebolinha picada

Lave bem as batatas e enxugue-as. Depois disso, corte cada uma delas em 12 partes (como mostrado na foto abaixo).

Coloque os palitos de batata em uma tigela e junte os temperos, incluindo azeite, sal e pimenta do reino. Misture com as mãos para distribuir bem os sabores.

ComoFazerBatataFritaApimentada_CozinhandoPara2ou1

Espalhe os pedaços das batatas em uma assadeira ou na gaveta da air fryer.

Leve ao forno presquecido em 200°C por mais ou menos 40 minutos, mexendo de vez em quando durante este tempo, ou até que fiquem douradas.

Para preparar na air fryer, preaqueça-a por 10 minutos em 200°C e depois de colocar as batatas, programe mais 20 minutos em 180°C. Lembre-se de mexer os pedaços na metade do tempo. Se quiser mais douradinhas, pode acrescentar mais uns 5 minutos em 200°C.

Enquanto isso, processe a ricota com o limão e o sal até ficar cremosa. Coloque em um pote e salpique a cebolete por cima.

Esta quantidade serve entre 2 e 3 porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Camila

    /

    Ela pode ser frita no óleo? Ela fica crocante? Pode congelar (já temperada) ela antes para depois quando fritar ficar crocante?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Caamila, qualquer batata pode ser frita, sem problemas. Para ficar crocante, não deve ficar muito grossa e vai depender também da temperatura e do tempo à que ela é submetida ao óleo ou ao forno.
    Não é indicado congelar batata pois ela não descongela muito bem (fica esponjosa e pode se desfazer fácil).
    De nada!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram