Você está aqui:  / Cardápios Especiais / Mais 35 receitas fáceis para o almoço especial de Páscoa

Mais 35 receitas fáceis para o almoço especial de Páscoa

EspecialPascoa2016_CozinhandoPara2ou1

Para muitos esta é, definitivamente, a época mais gostosa do ano: repleta de comida gostosa e muito chocolate.

Tradicionalmente celebrada por cristãos e judeus, a Páscoa encerra o período de Quaresma e, também por estar ligada à ressurreição de Jesus, é um momento em que muitas pessoas abdicam de prazeres  — entre eles a comida, principalmente representada pela carne. Por isso, costuma-se dar preferência a pratos com peixes e em especial o bacalhau.

Para ajudar aqueles que ainda não definiram o cardápio do almoço da Sexta-feira Santa ou do domingão com a família, aqui estão algumas sugestões fáceis e rápidas que vão desde a entrada até a sobremesa, tanto para os mais tradicionais como para aqueles que não têm medo de arriscar um pouquinho.

Antes de começar, vamos combinar que só vale a Páscoa com chocolate de verdade. Mas, para não ficar sofrendo depois com o peso na consciência, confira as Dicas para não exagerar nos chocolates da Páscoa.

Agora sim vamos ao que interessa. Para iniciar o almoço festivo, uma boa entradinha, que pode ser a Sardela (antepasto de sardinhas e/ou aliche), uns Canapés superlight de salmão defumado no pepino ou então o Salmão cru com labneh, alho poró, limão e pistache. Outras opções que podem ficar entre a entrada e uma salada ou acompanhamento, como o Atum com crosta de gergelim e molho agridoce (Atum Tataki) ou o Ceviche de peixe branco.

Para beliscar com uma cerveja geladérrima, fique com o Fish and chips mais leve (peixe com fritas na air fryer). Já aos mais tradicionais, reservamos receitas especiais: Bolinhos de bacalhau (fritos ou na air fryer)Brandade de bacalhau (bacalhau cremoso com batatas gratinado no forno)Bacalhau com batatinhas no papillote e Bacalhau de festa ao forno.

A quem se permite ousar um pouco, nossa recomendação é um Nhoque de batata doce roxa com molho cítrico e camarões (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose), o Linguado no vapor de limão com pesto, o Salmão com maçã caramelizada e farofa crocante de limão, o Arroz com frutos do mar (paella simplificada) ou ainda um Peixe assado com crosta de tomates secos

Um Filé de peixe com molho de camarão, uma Moqueca de peixe com camarõezinhos, o Escabeche de tilápia, o Filé de peixe com molho de tomate e leite de coco e o Filé de peixe com queijo e manjericão sobre tomatinhos assados são opções mais baratas e não menos deliciosas.

Aos menos experientes na cozinha, há também opções super práticas e muito fáceis, como o Sanduíche de salmão defumado com abacate ou o Escondidinho de atum super rápido (sem fogão, no micro-ondas).

Fugindo dos peixes e frutos do mar, algumas opções que podem ser servidas como prato principal ou acompanhamento da carne escolhida: Ninhos com ricota e castanhasPolenta cremosa com molho pesto e tomatinhos assadosExibidinho de shimeji ao limão com purê de abóboraRisoto de queijo do reino ou Massa ao molho pesto vermelho com ricota. Para mais opções, consulte o nosso especial Receitas da Páscoa sem peixes e frutos do mar ou então as 75 receitas vegetarianas para você nem sentir falta de carne.

Com isso, chegamos, então, à minha parte preferida: as incríveis sobremesas! Para começar, uma tentação: a Torta S’mores, com base de biscoito, um creme de chocolate e marshmellow. Há também as dicas do Brownie doce de leite ou do Brownie de café com chocolate amargo, do Pavê de bolacha Passatempo com chocolate, do Pão de mel no pote e das Trufas express de Nutella.

Para quem prefere as versões mais leves, basta escolher entre o Pudinzinho fácil de chocolate (calorias reduzidas), o Bolo integral de chocolate (sem leite), a Sobremesa deliciosa com chocolate (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose) ou, pelo menos as Overnight oats (aveia com iogurte, banana, chocolate amargo e amêndoas).

Em último caso, aposte na maravilhosa Calda de chocolate (tipo Brown Cow caseiro) para deixar qualquer pedaço de fruta com cara de sobremesa caprichada.

Ah! Aproveite e leia as Dicas para não exagerar nos chocolates da Páscoa que a nossa nutricionista Thaís Lamonica preparou e evite os quilinhos indesejados durante o feriado.Boa Páscoa e lembre-se de que, sem exageros, pode-se comer de tudo. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram