Você está aqui:  / Massas e molhos / Molho a bolonhesa enriquecido com bacon, abóbora e alcaparras

Molho a bolonhesa enriquecido com bacon, abóbora e alcaparras

Jpeg

Cozinhar, para mim, é um dos mais deliciosos exercícios de improviso. Sabe quando a gente está na metade do preparo de uma receita e descobre que um dos ingredientes está vencido ou então quando o creme de leite desanda e a gente tem que se virar com o que tem para não jogar tudo no lixo?

Adoro esses desafios que aparecem assim de repente. E eles servem de “ensaio” para lidar com os imprevistos da vida — com certeza tenho muito mais jogo de cintura hoje para encarar situações inesperadas e momentos desafiadores do que antes de começar a cozinhar com mais frequência. No começo eu ficava frustrada, brava, nervosa e muitas vezes largava tudo do jeito que estava na cozinha e ia, contrariada, comer um X-salada na padaria só para não morrer de fome. Hoje eu já me divirto, acabo encarando como oportunidades e aproveito para exercitar ainda mais a criatividade e encontrar uma saída gostosa.

Toda essa introdução é para contar que outro dia pedi para meu pai comprar carne para preparar uma bolonhesa caprichada para o macarrão de domingo. Como ele achou que o prato seria só para mim, trouxe uma porção menor, que não seria suficiente para ele, minha mãe e eu comermos juntos. Fomos, então, à exploração da geladeira em busca de tesouros escondidos e não é que encontramos um lindo pedaço de abóbora cabotian?

Em vez de preparar outra receita com ela e servir como acompanhamento, resolvi usá-la para enriquecer o molho — afinal, se a receita tradicional de bolonhesa leva cenoura para equilibrar a acidez do tomate, por que não substituí-la por abóbora?

Para complementar (e também ajudar a aumentar a quantidade do molho), usei um pedaço de bacon e alcaparras, que deixaram nosso macarrão ainda mais saboroso. Para quem ama variar sempre o cardápio, como eu, é um prato cheio — literalmente! 😉

Molho a bolonhesa enriquecido com bacon, abóbora e alcaparras

50g. de bacon picadinho
1/2 cebola grande picada
2 dentes de alho picados ou amassados
250g. de carne moída ou bem picadinha com a faca
1 colher de sopa de limão espremido ou vinagre
1 1/2 xícara de tomates sem pele e sem sementes (usei metade batida no liquidificador)
1/2 xícara de caldo de carne (pode ser 1/4 de tablete dissolvido em água)
150g. de abóbora em cubinhos pequenos (cabotian, pescoço, moranga)
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas ou 1 colher de ervas frescas picadas
1 colher de sopa de alcaparras escorridas e enxaguadas em água corrente
2 a 3 porções de macarrão
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela alta e coloque o bacon para fritar em sua própria gordura (se precisar, acrescente um fio de azeite). Antes que ele comece a dourar, junte a cebola e o alho para refogar. Assim que a cebola começar dourar, acrescente a carne e o limão/vinagre, e misture bem para temperar por igual. Deixe cozinhar até a carne perder o tom vermelho (o vinagre ajuda a carne a ficar soltinha, sem grumos).

Adicione o tomate, a abóbora, as ervas e tempere com sal e pimenta do reino. Regue com o caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 a 15 minutos para apurar os sabores e engrossar um pouco. A abóbora deve ficar al dente, o que deixa o molho com uma textura bem interessante.

Acrescente as alcaparras no fim do preparo para que não se desfaçam no molho. Sirva com sua massa preferida também cozida al dente.

Esta receita é suficiente para 2 a 3 porções de massa. Mas, se sobrar, o molho pronto pode ser congelado por até três meses (coloque as porções individuais em potes bem fechados ou em saquinhos plásticos e leve ao congelador/freezer).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram