Você está aqui:  / Congelados / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Hot dog mais saudável sem salsicha (vegano ou vegetariano, dependendo dos complementos)

Hot dog mais saudável sem salsicha (vegano ou vegetariano, dependendo dos complementos)

HotDogVegano_CozinhandoPara2ou1

Eu sempre comi saladas e legumes numa boa, gostando bastante de uma grande variedade. Apesar disso, até bem pouco tempo eu torcia o nariz pra essas receitas mais “naturebas”. Por puro preconceito bobo, eu via “vegetariano” ou “vegano” e já fazia careta, não queria nem terminar de ler, muito menos experimentar.

Grande parte dessa birra é pela mania das pessoas buscarem substitutos perfeitos para a carne (como a “carne” de soja) ou para o bacon (como o “bacon” de soja). Para mim, se você decide abrir mão de comer carne, por qualquer que seja a sua motivação, não faz sentido querer algo que pareça com carne, tenha sabor de carne, cheiro de carne mas não seja carne — mate a vontade com carne de verdade, oras. Implicância pura, eu sei, mas… acontece nas melhores famílias.

Bom, só que ultimamente tenho prestado mais atenção ao que eu como e, com isso, venho percebendo que grande parte dos pratos que consumo tem muito do vegetarianismo ou do veganismo, e sem essa coisa das substituições que eu não curto muito e sem sentir falta das carnes.

Porém eis que dona Ariana, d’A Casa Encantada, me aparece ostentando um hot dog vegano no Instagram, receita maravilhosa da Tati Lund. Louca que sou pelos cachorros quentes, nem li a legenda e minha boca já encheu de água. Só então prestei atenção e vi que no lugar da salsicha estavam pedaços de cenoura! Minha primeira reação foi pensar “Gente, não é possível que esse negócio fique bom”.

Curiosa como ninguém, eu PRECISAVA desvendar esse mistério da transformação — impossível, logicamente — de cenoura em salsicha. Mas como destruir preconceitos é sempre ótimo, juro que me apaixonei completamente por esta versão natureba do hot dog.

E sabe de uma coisa? É aquela velha história de que comidinhas saudáveis e nutritivas podem sim ser também bem gostosas. Garanto que vale a pena experimentar: a “salsicha” fica super macia e o molho é saborosíssimo!

Não, não é salsicha de verdade, mas este cachorro quente fica MUITO bom. E, para uma apaixonada pelo sanduíche, quanto mais opções, melhor. 🙂 Aliás, gostei tanto que já tive que trazer a receita logo para cá, assim não corro o risco de esquecê-la e nunca mais prepará-la.

Hot dog mais saudável (vegano ou vegetariano, dependendo dos complementos)

Para as “salsichas” de cenoura:
2 cenouras médias
1/4 de xícara de molho shoyo
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 dente de alho picadinho ou amassado
1 pitada de pimenta caiena
1 pitada de páprica defumada
1 pitada de cominho
1 pitada de gengibre em pó

Para o molho de tomate:
1 cebola média picada em cubos
1 ou 2 dentes de alho picadinho ou amassado
1/2 xícara de pimentão picado
1 xícara de tomate sem sementes picado
1/2 xícara de polpa ou extrato de tomate
1 colher de sopa de melado de cana ou de açúcar mascavo
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para servir:
2 ou 3 pães de hot dog (eu escolhi um feito sem leite, pode ser integral etc.)
Batata palha feita no forno (sem fritura)
Ketchup, mostarda, maionese, milho cozido etc.

Lave as cenouras e retire a casca raspando-a com as costas de uma faca. Corte-as em 2 ou 3 partes e cozinhe-as em água ou no vapor até que fiquem al dente.

Enquanto isso, misture em uma tigela o shoyo com os outros temperos. Coloque as cenouras cozidas ainda quentes nesta marinada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos.

ComoFazerHotDogVegano_CozinhandoPara2ou1

Aqueça, então, uma panela e coloque um fio de azeite para refogar a cebola e o alho com o pimentão, se for usar (como eu não gosto, não usei). Junte o tomate, misture bem, e coloque a polpa ou extrato de tomate e o melado. Deixe cozinhar em fogo baixo até formar um molho.

Grelhe as “salsichas” de cenoura com a marinada em uma frigideira antiaderente até o caldo reduzir. Adicione tudo à panela de molho, misture novamente, e deixe ferver mais uma vez. (A marinada vai dar um sabor especial ao molho, que lembra muito o ketchup industrializado.)

Em seguida, sirva as “salsichas” com o molho no pão de hot dog e acompanhe com Batata palha feita no forno (sem fritura) e os complementos de sua preferência. Esta quantidade rende até 3 sanduíches.

Ah, e fica a dica de congelar o seu lanche! Eu coloquei as porções separadas em saquinhos plásticos, inclusive os pães (lembre-se de já cortá-los ao meio). As “salsichas” você deixa descongelar na geladeira e depois esquenta no fogão ou no microondas e o pão pode ir direto do congelador (ainda congelado) para o grill, uma frigideira ou o forno preaquecido até ficar crocante para ser recheado.

Jpeg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Ariana Pazzini

    /

    Abro o meu mail insone! To fazendo 32 anos e o sono não vem! Hahahaha e me deparo com o hot carrot aqui!
    Lu como fiquei feliz!!! Sinal de Q vc gostou mesmo! É sempre delicioso ver a casa encantada num dos blogs Q mais gosto! Tenho carinho demais por vc e por este espaço!
    Um monte de beijos nossos!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ari, que delícia de comentário!
    Sim, eu AMEI a sua dica e obviamente não poderia deixar de compartilhar aqui também. E o mais legal é que acabei publicando bem no dia do seu aniversário. <3
    Que seu novo ano seja delicioso e contagiante como você. Felicidades sempre :*

  • Andrea

    /

    Gostei bastante, só achei que as cenouras ficaram um pouco salgadas por causa do shoyu. Talvez se diluir em um pouco de água, fique melhor

  • Luciana Carpinelli

    /

    Andrea, depende muito do shoyo que você usa e também do gosto pessoal. 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram