Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Peixes e frutos do mar / Sem glúten / Sem lactose / Nhoque de batata doce roxa com molho cítrico e camarões (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose)

Nhoque de batata doce roxa com molho cítrico e camarões (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose)

NhoqueDeBatataDoceRoxaComMolhoCitricoECamaroes_CozinhandoPara2ou1

Eu sou declaradamente enlouquecida por comidas bonitas — mas comida mesmo, não aqueles pratos desenhados com fiozinhos de molho ou folhinhas minúsculas que só enchem os olhos mas deixam o estômago pedindo mais. Esta combinação de nhoque colorido com esse molho cítrico, os camarões salteados e o crocante das sementes de abóbora me conquistou à primeira vista pela beleza mas fez com que eu me apaixonasse perdidamente também pelas texturas e pelos sabores envolventes. Ou seja, uma experiência completa — e melhor ainda: leve, saudável e nutritiva!

Este prato eu “aprendi” a fazer com a chef Morena Leite no Encontro Gourmet do ano passado, em um workshop promovido pela Quaker. Eles prometeram nos enviar a receita completa depois mas não mandaram mesmo eu tendo pedido e insistido na resposta. Nada, nem um retorninho sequer — que feio, pessoal! 🙁

Mas ainda bem que sou teimosa e não desisto fácil, então resolvi eu mesma recriar a receita com base nas minhas parcas lembranças e dando um toque pessoal ao preparo. Que bom que ficou lindo e delicioso! Se eu fosse vocês não demorava muito para experimentar também.

Nhoque de batata doce roxa com molho cítrico e camarões (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose)

Para o nhoque de batata doce roxa:
350g. de batata doce roxa cozida (preferenciamente no vapor ou no microondas)
1 xícara de farinha de aveia
1 clara
1/2 colher de sopa de manteiga (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para os camarões salteados ao hortelã:
150g. de camarões (preferencialmente dos maiores)
1/2 limão espremido
1 colher de sopa de folhas de hortelã picadinhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho cítrico de leite de aveia:
1 e 1/2 xícara de leite de aveia (não adoçado)
1 colher de sopa de tempero completo caseiro
1/2 limão espremido
1 colher de sopa de sementes de abóbora descascadas e torradas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece limpando bem os camarões, tirando aquelas veias pretas que eles têm. Eu gosto de passar a faca bem afiada na metade inicial das “costas” deles (no lado da cabeça) para que abram quando cozinham — ficam mais bonitos, eu acho. Depois tempere com o limão, a hortelã, sal e pimenta. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira.

O maior segredo de um nhoque leve e saboroso é usar o mínimo possível de farinha, que o deixa pesado. Por isso é importante evitar cozinhar a batata (doce, neste caso) na água. Desta vez eu cozinhei no micro-ondas: é só lavá-la, descascá-la, picá-la em pedaços não muito grandes e levar ao microondas por 3 minutos, misturar e colocar mais 3 minutos. Caso ainda não dê para amassar com um garfo, vá acrescentando de 1 em 1 minuto até conseguir.

ComoFazerNhoqueDeBatataDoceComMolhoCitricoECamaroes1_CozinhandoPara2ou1

Com a batata doce já amassada, misture a clara, metade da farinha de aveia e tempere com sal e pimenta do reino. A massa ainda vai estar pegajosa, mas lembre-se de que quanto menos farinha, melhor. Enfarinhe uma superfície, faça rolinhos da massa e corte os nhoques. Cubra-os com um pano de prato e deixe descansar por uns 30 minutos.

Coloque bastante água para ferver em uma panela grande e depois vá cozinhando os nhoques aos poucos até que subam à superfície. Retire-os da água com uma escumadeira, escorra-os bem e coloque-os em uma assadeira untada com um fiozinho de azeite e, se puder, mantenha-os aquecidos.

ComoFazerNhoqueDeBatataDoceComMolhoCitricoECamaroes2_CozinhandoPara2ou1

Aqueça uma frigideira e, com um fio de azeite, refogue os camarões temperados. Reserve-os.

Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e refogue o tempero completo caseiro sem deixar dourar. Junte o leite de aveia, sem parar de mexer, até que engrosse e fique um creme não muito espesso. Desligue o fogo, junte o limão e tempere com sal e pimenta.

Se os nhoques tiverem esfriado, derreta um pouquinho de manteiga e doure-os rapidamente. Em seguida, sirva o molho no prato, os nhoques, os camarões e as sementes de abóbora por cima. Finalize com um fiozinho de azeite.

Esta quantidade serve bem duas pessoas. Para acompanhar, uma taça de vinho branco gelado. 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Tainara Siqueira

    /

    Aveia tem glúten. ; )

  • Luciana Carpinelli

    /

    Tainara, a aveia processada com outros produtos com glúten pode ser contaminada por glúten. Mas a aveia por si só não tem glúten, não. 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram