Você está aqui:  / Air fryer / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / “Salgadinho” saudável de grãos de bico

“Salgadinho” saudável de grãos de bico

SalgadinhoSaudavelDeGraosDeBico_CozinhandoPara2ou1

Já contei aqui que amo o Pinterest e sempre que dá fico navegando entre aquelas fotos lindas. Depois de ver várias vezes este petisco saudável por lá, resolvi colocá-lo na lista das receitas a serem testadas.

Como preparei grãos de bico para servir na salada, já aproveitei para cozinhar um pouco mais e ver se esse tal de “salgadinho” saudável ficava bom de verdade. E não é que fica mesmo? Super crocante e bem temperadinho, uma delícia! E nem dá para identificar que é só grão de bico.

Achei uma opção super válida para aquele lanchinho fora de hora, quando bate a vontade de comer alguma besteira. Isso porque o grão de bico é super nutritivo e tem poucas calorias. Rico em fibras, ajuda a saciar a fome, e ainda tem quantidades significativas de cálcio e de ferro, além de ser fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico — evita aqueles picos de glicemia no organismo, que dão mais fome e muita vontade de comer doce –, reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e contribuir para metabolizar melhor as proteínas.

Ah, outra vantagem do grão de bico é que ele é uma ótima fonte de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, uma substância que gera bem-estar. Ou seja, ainda nos deixa felizinhos depois de comê-los. Vai esperar o que para experimentar também? 😉

“Salgadinho” saudável de grãos de bico

1 xícara de grãos de bico cozidos e escorridos
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de páprica defumada ou picante
1 colher de café de mostarda em pó ou de curry
1 colher de chá de molho de pimenta
Sal e pimenta do reino a vontade

Você pode usar grãos de bico comprados já cozidos ou então cozinhá-los em casa (deixe de molho em água de um dia para o outro, escorra, enxague e troque a água, e deixe cozinhar até ficar macio mas ainda firme — uns 10 minutos na panela de pressão ou 20 na panela normal).

Antes de começar, retire a casquinha dos grãos de bico — basta apertá-los que a casca sai bem fácil. Descarte-as.

Coloque os grãos em uma tigela e adicione os temperos. A dica é adaptar a receita de acordo com sua preferência ou com o que você tiver em casa, incluindo ou retirando as especiarias. O importante é acrescentar sabor para que o “salgadinho” fique gostoso. Lembre-se de colocar uma pitada de sal e de pimenta do reino.

ComoFazerSalgadinhoSaudavelDeGraoDeBico_CozinhandoPara2ou1

Misture bem para distribuir os sabores, espalhe os grãozinhos em uma assadeira e leve-os ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que fiquem douradinhos, chacoalhando-os a cada 10 minutos para misturar. Se preferir, coloque na air fryer preaquecida em 200ºC por 10 minutos e deixe cozinhar por 30-40 minutos, mexendo a cada 10 minutos, até que dourem.

Retire do forno/air fryer e espere esfriar para que fiquem crocantes e guarde-os apenas depois de frios em um pote bem fechado.

Uma dica: experimente colocar na salada, no lugar dos croutons.

Aliás, sugiro já preparar pelo menos duas receitas pra durar um pouquinho mais!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

9 Comentários

  • Etiane

    /

    Adorei a ideia e a receita! Com certeza irei tentar 🙂

  • Luciana Carpinelli

    /

    Etiane, vale muito a pena. E o mais legal é que dá para variar sempre os temperos. 🙂

  • Jessyca

    /

    Fiquei em dúvida se ficaria bom mas gostei, o sabor fica muito bom.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Que bom que gostou, Jessyca!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Dena

    /

    Fica crocante?

  • Thayza Maciel

    /

    Bom dia fiquei com uma duvida. Cozinho primeiro e depois coloco pra fritar na airfryer?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Sim, Thayza. É exatamente isso que está escrito na receita. 😉
    Abraço e volte sempre!

  • Juliana Melissa

    /

    Nossa, amei!!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram