Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Nhoque de espinafre com molho de gorgonzola facílimo

Nhoque de espinafre com molho de gorgonzola facílimo

NhoqueDeEspinafre_CozinhandoPara2ou1

O que você faz quando não tem ninguém olhando? Foi com esta pergunta que postei foto deste nhoque verde de espinafre no Instagram. Acho que depois de tanto tempo morando (e cozinhando) sozinha, me acostumei à carreira solo na cozinha, sem ninguém para ajudar ou, quem sabe, atrapalhar. 😉

Digo isso porque foi em um fim de semana na casa dos meus pais em que eles saíram para um almoço e eu fiquei responsável pela minha comida que resolvi aproveitar. “Dona” do pedaço, me coloquei a amassar batatas entretidamente para preparar uma comidinha gostosa e nutritiva. E, enquanto a comia, cheguei a esta conclusão: o que mais gosto de fazer quando não tem ninguém olhando é cozinhar (e depois comer!). E você?

Nhoque de espinafre com molho de gorgonzola facílimo

Para a massa de nhoque de espinafre:
3 a 4 batatas médias
1 xícara de folhas de espinafre fresco
1 colher de sopa de manteiga
+/- 1/2 de xícara de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a vontade

Para servir:
1 receita de Molho de gorgonzola facílimo (clique AQUI para acessar a receita)
1 punhado de queijo parmesão ralado
1 punhadinho de ervas frescas picadinhas

Lave bem as batatas com a casca, enxugue-as bem e, com uma garfo, fure as batatas uma vez de cada lado. Embrulhe-as em papel alumínio, coloque-as sobre uma assadeira e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 40 minutos ou até que as batatas estejam macias (para saber se elas já estão cozidas, espete um palito de dente bem no meio para sentir a textura).

Enquanto isso, vá branqueando as folhas de espinafre (caso não saiba como fazer isso, clique para acessar>>> Branqueamento de vegetais: o que é e para que serve?). Escorra bem o espinafre e deixe-o sobre duas folhas de papel toalha para que o excesso de água seja absorvido.

Coloque uma panela com bastante água (pelo menos uns 2 litros) para esquentar.

Quando as batatas estiverem cozidas, retire-as do forno e deixe esfriarem um pouco antes de amassá-las com um garfo ou passar pelo espremedor. Aproveite para picar bem miudinho as folhas de espinafre e misturá-las à manteiga, formando algo parecido com um patê verde (se preferir, coloque as folhas com a manteiga no processador e pulse algumas vezes até ficarem bem picadinhas).

Coloque o purê em uma panela, junte a manteiga com espinafre, tempere com sal e pimenta do reino e vá mexendo até ficar bem homogêneo.

Quando o purê estiver verde por igual, coloque-o em uma bancada limpa e comece a amassar juntando 1/4 de xícara de farinha até conseguir o ponto de fazer rolinhos para cortar os nhoques (pode não ser necessário usar tudo ou, dependendo da umidade do purê, usar um pouquinho mais). Envolva os pedacinhos de massa em um pouco mais de farinha para que não grudem.

Aos poucos, vá colocando os nhoques na água, que já deve estar fervente, até que subam à superfície. Retire-os com uma escumadeira, escorrendo-os bem. Coloque em uma travessa ou no prato, mantendo-os aquecidos próximo da panela quente.

Dica: se o nhoque esfriar, é só passar na frigideira com uma pontinha de manteiga que fica ótimo de novo.

Enquanto o nhoque cozinha, prepare o Molho de gorgonzola facílimo. Depois, sirva-o sobre os nhoques e finalize o prato com o queijo ralado e as ervas picadinhas.

Esta quantidade serve muito bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • gabriela

    /

    Duas perguntas rápidas (estou fazendo, espero que dê tempo!):
    1. Na parte de amassar as batatas (pure), continua com a casca ou tira??
    2. Na parte que mistura o pure com a mistura de espinafre com manteiga e coloca os temperos, coloca na panela e leva ao fogo (ou só mistura)? Se sim, por quanto tempo??

    Obrigada!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Gabriela.
    Desculpe não ter conseguido responder antes… mas aqui vão:
    1. Tire a casca antes de amassar as batatas para que a massa fique lisinha.
    2. Não precisa cozinhar novamente a batata, é só misturar.
    Beijo e volte sempre! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram