Você está aqui:  / Air fryer / Carnes / Costelinha glaceada no molho barbecue (Ribs on the barbie – na airfryer)

Costelinha glaceada no molho barbecue (Ribs on the barbie – na airfryer)

CostelinhaGlaceadaNoMolhoBarbecue_CozinhandoPara2ou1

Alguns pratos deliciosos que a gente come no restaurante são tão fáceis de preparar em casa que a gente até duvida que ficariam mesmo bons. Esta costelinha glaceada com molho barbecue é um ótimo exemplo de que é sim possível reproduzir os sabores “oficiais”.

Eu já tinha preparado a famosa costela ao barbecue do Outback em casa no forno e também na churrasqueira. Aí, nesta última vez, resolvi fazê-la para o meu pai usando a air fryer e não é que ela ficou ainda mais gostosa? O molho ficou super caramelizado e a carne, muitíssimo macia, soltou fácil fácil dos ossinhos. E o melhor: ficou pronta muito mais rápido!

De qualquer forma, fica aqui a dica do preparo mais tradicional e também da versão expressa feita na air fryer. E uma dica: o maior segredo é usar um molho barbecue feito em casa. Aproveita que a a gente já publicou a receita aqui.

Costelinha glaceada no molho barbecue (Ribs on the barbie – na airfryer ou no forno)

750g. de costela suína (preferencialmente defumada)
2 dentes de alho amassados ou bem batidinhos
1/2 limão espremido
3/4 xícara de molho barbecue (eu prefiro usar o caseiro, veja receita AQUI)
3 ou 4 batatas pequenas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Tempere a costelinha com o alho e o limão, sal e pimenta do reino, espalhando bem e massageando a carne. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora e até de um dia para o outro. A minha estava congelada, então temperei e deixei descongelando na geladeira durante a noite.

Descasque as batatas, corte-as em palitos não muito finos e mergulhe-os em água bem salgada. Enquanto isso preaqueça a airfryer ou o forno em 200°C por 10 minutos.

Escorra totalmente a água da batata e coloque os palitos para secar sobre papel toalha. Tempere com sal e pimenta do reino e cubra o fundo da airfryer ou de uma assadeira com os pedaços.

ComoFazerCostelinhaNoBarbecue_CozinhandoPara2ou1

Por cima, coloque a costela temperada. Leve à airfryer em 160°C por 15 minutos. Depois disso, vire a costela e os pedaços de batata e deixe cozinhar novamente pelo mesmo tempo.

Quando a costelinha já estiver cozida, vire-a e pincele a parte de cima com o molho barbecue. Aumente a temperatura para 200°C e deixe assar por 10 minutos. Vire-a, pincele o molho sobre o outro lado e deixe caramelizar por mais 10 minutos. No forno pode ser necessário mais uns 15 a 20 minutos para que o molho fique mais denso e caramelizado.

Depois desse processo, sirva a costelinha com mais um pouco de molho por cima e as batatas do lado.

Esta quantidade serve duas porções. E fica uma delícia se acompanhada com Onion rings (aneis de cebola empanados).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram