Você está aqui:  / Carnes / Lombo suíno assado com café

Lombo suíno assado com café

Jpeg

Se tem uma coisa que evito sempre na minha vida é o médio, o mais ou menos, o normal. Gosto do diferente, do inusitado, do excêntrico — em todos os sentidos.

Pois não poderia ser diferente quando o assunto é receita, né? Apesar de sempre procurar por pratos diferentes para preparar e servir, acho que este é, de longe, um dos mais inovadores. E o mais legal é que os sabores combinam tão bem e se complementam perfeitamente, apesar de parecer meio estranho à primeira vista.

A inspiração para esta receita eu encontrei por acaso ao entrar no site da Delonghi para procurar umas informações para a cafeteira da minha mãe. Não descobri o que procurava, mas a ideia desta mistura ficou na minha cabeça. Até que finalmente resolvi pagar para ver se ficava bom mesmo.

Acabei adaptando um pouco o modo de preparo e os ingredientes ao que eu tinha e garanto que o resultado é surpreendente. Dica bem fácil e super especial para um jantarzinho gostoso ou um sanduíche caprichado.

Lombo suíno assado com café

1 peça pequena de lombo de porco
1/2 xícara (chá) de café forte
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho inglês
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 colher de chá de mostarda (preferencialmente dijon)
1 colher de sopa rasa de açúcar
Sal e pimenta do reino a vontade
Manteiga para untar
1 limão para servir

Misture bem todos os temperos e coloque-os em um saco plástico com fecho tipo zíper. Junte o lombo, feche o zíper e vá massageando a carne para distribuir bem os sabores.

Mantenha na geladeira por pelo menos uns 40 minutos e preferencialmente de um dia para o outro.

Unte uma assadeira com manteiga e coloque a peça de lombo com os temperos. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos. Retire o papel alumínio, regue com um pouco do molho e leve para assar por mais uns 10 minutos. Vire a carne e leve para dourar o outro lado (mais ou menos 10 minutos — normalmente está pronto quando começa a cheirar comida muito gostosa).

Esta quantidade serve bem entre duas e três pessoas. Sirva com limão cortado em quartos.

Caso sobre, corte fatias e congele-as em sacos plásticos. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro ou use o micro-ondas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram