Você está aqui:  / Como fazer / Massas e molhos / Como fazer talharim de massa fresca

Como fazer talharim de massa fresca

TalharimCaseiro_CozinhandoPara2ou1

Macarrão já é bom. Se for feito em casa, então, consegue ficar melhor ainda. A massa saborosa e al dente, parece que alimenta a alma.

Seja para lembrar dos almoços de domingo na casa da vó ou para um jantarzinho especial, garanto que não há escolha melhor. E o melhor é que, dependendo do molho escolhido para envolvê-la, a massa fica com sabor mais caseiro ou mais especial.

Sou suspeita, mas este talharim é simples, fácil de fazer e incomparavelmente gostoso. Se você ainda não experimentou botar a mão na massa, acho que esta é a oportunidade!

Como fazer talharim de massa fresca

+/- 1 xícara de farinha de trigo (branca e/ou integral) ou semolina fina e mais um pouco para enfarinhar
1 ovo
Água (se necessário)

Despeje 3/4 da farinha peneirada em uma tigela ou sobre a pia limpa e seca e faça um buraco no meio. Quebre o ovo em uma tigelinha (para evitar de desperdiçar a farinha caso ele esteja estragado) e despeje-o no buraco. Use um garfo para ir batendo o ovo e incorporando a farinha aos poucos até que a massa desgrude dele. Aos poucos vá incorporando a farinha restante. (Na foto aparecem 3 ovos pois fiz a receita multiplicada.)

Se a massa estiver pegajosa, acrescente mais um pouco de farinha. Se estiver despedaçando, pingue um pouquinho de água. (As quantidades dos ingredientes vão depender muito do tamanho do ovo e da farinha utilizada.)

Em seguida, vá amassando com as mãos até a massa ficar bem lisa (deve demorar entre 10 e 15 minutos, não desista!). Faça uma bola com a massa e embrulhe-a em plástico filme ou um saco plástico para descansar por 30 minutos.

Sobre uma superfície enfarinhada, corte a massa em pedaços e vá abrindo-os bem finamente com um rolo. Se tiver uma máquina de massa, melhor ainda — vá passando a massa pelo cilindro e diminua a espessura, sempre enfarinhando para não grudar.

ComoFazerTalharimDeMassaFresca_CozinhandoPara2ou1

Enrole a massa aberta e, com uma faca afiada, corte tiras finas. Caso tenha a máquina de macarrão, use o cilindro médio.

Enfarinhe a massa já cortada e forme montinhos com ela. Deixe secar e conserve em pote bem fechado.

O tempo de cozimento vai depender muito da espessura que você deixou a massa, mas geralmente demora menos tempo que as variações secas (compradas no supermercado em saquinhos ou caixinhas) — cerca de 4 a 8 minutos. Fique atento para deixá-la al dente e bem gostosa. Envolva com o seu molho preferido e sirva em seguida. (Nós escolhemos o Molho de calabresa da nonna).

Dica: Esta receita rende entre quatro e seis porções bem servidas. A massa pronta já cortada (não cozida) pode ser guardada na geladeira em recipiente bem fechado por até 3 dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Mateus Ferrari da Silva

    /

    Posso estar fazendo massa de pastel, lasanha e espaguete com essa mesma receita? Obrigado ^^

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mateus, com esta receita você pode fazer qualquer tipo de macarrão. Já a massa de pastel é bem diferente!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram