Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Uma terapia chamada culinária

Uma terapia chamada culinária

boilingeggstime

Quanto tempo é necessário para cozinhar um ovo? A resposta pode variar entre três e quinze minutos, mas o quanto demora exatamente vai depender do resultado que se deseja (quase cru ou cozido demais, em uma questão de segundos). Por outro lado, há um ditado italiano que diz que o risoto não espera nem o rei, precisa ser servido imediatamente após ficar pronto para uma degustação perfeita.

Assim também é na vida: não importa quanta tecnologia seja desenvolvida, para certas coisas não há nada capaz de adiantar ou atrasar o processo — seja de aprendizado, de amadurecimento ou de aceitação, por exemplo. E no meio da euforia que domina nossa vida atual, a culinária transforma-se em uma terapia barata (e gostosa!) que nos ensina que para tudo há um tempo certo e provoca muitas outras reflexões.

Qual foi a última vez em que você acendeu o fogão para preparar uma refeição? Pode ter sido ontem mesmo, mas meu convite vai além de abrir embalagens e esquentar seu conteúdo.

Assim como é necessário organizar-se para conseguir exercer todas as atividades do dia, o mise en place é o ponto inicial de uma receita: quais ingredientes e utensílios serão usados?

Escolha alimentos frescos, coloridos e o menos processados que puder. Cozinhar vai muito além de gostar, faz parte de uma conscientização completa sobre o que se come e o seu porquê. Açúcar refinado, sal, gorduras e outros elementos químicos também ajudam a elevar o nível de estresse do organismo, você sabia?

Higienize, descasque, corte os ingredientes sem pressa e acrescente a eles uma caprichada pitada de amor. Compartilhe a cozinha com as pessoas que ama e o resultado será ainda mais gostoso do que um belo prato de comida.

“Cozinhar é um modo de amar os outros.”
Mia Couto, no livro O Fio das Missangas.

 

Veja algumas sugestões para experiências gostosas e fáceis na cozinha, seja só para você ou para mais pessoas:

Mini suflês ou omeletes de forno
Sopa de legumes superprática
Tiras de mignon com molho de tomate
Festival de Sanduíches (mais de 25 sugestões)

Maçã assada com canela e frozen yogurt caseiro

Foto: reprodução The Food Lab

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram