Você está aqui:  / Cardápios Especiais / 20 receitas para comemorar o Dia do Bacon!

20 receitas para comemorar o Dia do Bacon!

MixDiaDoBacon_CozinhandoPara2ou1

Parece que já é quase unanimidade que bacon é uma das comidas mais amadas no mundo todo. Sucesso principalmente em sanduíches e no tradicional café da manhã americano, já existem inclusive receitas tradicionais doces com o ingrediente especial.

Tanto é que o calendário conta com duas datas especiais dedicadas a ele. Comemorado no Brasil em 30 de junho, o Dia do Bacon é, sem dúvida alguma, um dos dias mais felizes do ano. O mundo todo, por sua vez, considera o Dia Internacional do Bacon como o 3 de setembro. Como eu não tenho preconceitos, aproveito para comemorar duas vezes. 🙂

O bacon (também chamado aqui de toucinho ou toicinho) é produzido a partir da peça mais gordurosa da barriga do porco com uma pequena faixa de carne, que é curada e defumada. Este preparo surgiu da necessidade de conservar a carne em uma época em que não havia geladeiras ou câmaras resfriadas e é atualmente uma das delícias gastronômicas mais idolatradas.

Seja para incrementar um prato ou deixar a salada mais saborosa, veja 20 receitas com bacon para comemorar estas datas. (Clique sobre as palavras em laranja para acessar as receitas completas.)

Para começar, uma dicas para uma entrada deliciosa é a Salada alemã de batatas com bacon e maionese de iogurte (Kartoffelsalat mit Joghurt Mayonnaise). Uma salada completa que pode tranquilamente substituir a refeição é a Cobb Salad (salada de folhas com tomate, ovo, frango, abacate, bacon e croutons). Mas se a intenção é apenas incrementar a saladinha com a delícia, sugerimos uma Salada no pote.

Outra entradinha gostosa, principalmente nas noites mais frias, é o Caldinho de feijão, que chega à mesa com bacon crocante. Prefere uma sopa mais encorpada para matar a fome? A sugestão é um delicioso Garbanzo (cozido espanhol de grão de bico com linguiça e batata).

Já a Torta de bacon e milho pode ser servida como lanche ou acompanhamento. A Batata rösti (batata suíça recheadacom bacon) também cumpre bem este papel.

Até mesmo os pratos mais simples ficam especiais com bacon, seja ele o Virado à Paulista, a Farofa flocada de calabresa e bacon, o Arroz maluco (com calabresa, bacon, ovo, ervilhas e batata palha), o Medalhão de carne moída com bacon, o Bolo de carne com bacon ao molho de tomate com grãos de bico ou o Picadinho de carne na cerveja preta.

Aliás, quer uso mais gostoso do bacon do que na feijoada? Seja em uma Feijoada simplificada (light), num Risoto de feijoada com crispy de carne seca e costela ou no Bolinho de feijoada, o sucesso é sempre garantido.

E para quem não abre mão de uma boa massa, as opções são irresistíveis. Veja alguns exemplos: Macarrão à Carbonara (com bacon, ovo, parmesão e creme de leite)Espaguete à amatriciana (All’amatriciana) ou Pipe rigate com batatas, queijos e bacon.

Ah, e para um lanche ou café da manhã reforçado, a dica é apostar nos incríveis Ovos beneditinos (ovo pochê com molho holandês e bacon no pão tostado).

Quer ainda mais opções? Então acesse todas as receitas com bacon já publicadas até hoje, clicando AQUI.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram