Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / A comida no cinema

A comida no cinema

Comida sempre rende ótimas histórias, principalmente quando é o prato principal ou o acompanhamento em filmes.

O prazer que ela desperta nas pessoas não poderia ficar de fora da sétima arte. Inúmeras obras abordaram com delicadeza — ou não — o tema e, pra quem gosta de Gastronomia, estes filmes são uma alegria para a alma. Quando conseguem unir uma boa história a pratos que dão água na boca, então, é como jogar na mega sena e acertar.

Inspirada pelo recente festival de cinema gastronômico que aconteceu em São Paulo, resolvi fazer uma listinha dos meus preferidos entre tantos longas que mostram um pouco (ou muito!) da culinária em suas tramas. Confira abaixo os que você conhece e aproveite o fim de semana para aventurar-se com os desconhecidos!

 

Babette_CozinhandoPara2ou1

A festa de Babette

Este é um clássico. Em 1871, numa noite de tempestade, Babette chega a um vilarejo na Noruega, fugindo da França durante a repressão à Comuna de Paris. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive por doze anos, até que um dia fica sabendo que havia ganhado uma fortuna na loteria e, em vez de voltar à França, pede permissão para preparar um caprichadíssimo jantar em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Em princípio, os convidados ficam assustados, temendo ferir alguma lei divina ao aceitar um banquete francês, mas acabam comparecendo e se deliciam com a festa de Babette.

 

SemReservas_CozinhandoPara2ou1

Sem reservas

Nesta comédia romântica, Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Paralelamente, Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe, sua sobrinha de 9 anos, que ficou órfã e se sente deslocada na rotina da tia.

 

JulieEJulia_CozinhandoPara2ou1

Julie & Julia

Além de ser engraçado e delicado, este longa mostra também um pouco sobre a vida dos blogueiros de gastronomia — e justamente por isso é um dos preferidos entre nós. Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido e se apaixonou pela cozinha francesa. Julie Powell (Amy Adams) é uma nova-iorquina comum que, prestes a completar 30 anos, está frustrada com a vida que leva. A vida das duas é ligada pela culinária: a jovem resolve cozinhar em um ano todas as 524 receitas do livro de receitas de Child e registrar a experiência em um blog.

 

Ratatouille_Cozinhandopara2ou1

Ratatouille

A animação da Pixar é uma encantadora fábula sobre o dom da alquimia culinária. Remy é um ratinho que sonha se tornar um grande chef. Um dia, resolve visitar a cozinha do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau, e lá conhece Linguini, o atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar mas precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini formam, então uma parceria: Remy, escondido sob o chapéu de Linguini, ensina o que ele deve fazer ao cozinhar.

 

Chocolate_CozinhandoPara2ou1

Chocolate

O filme conta a história de Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mulher que, recém chegada em uma pequena cidade (fictícia) na França, tenta se adaptar à nova vida com a sua filha. Abre então a chocolataria Maya e, apesar de causar incômodo à população, aos poucos vai conquistando com os seus deliciosos chocolates a confiança de todos e o coração de Roux (Johnny Depp).

 

Toast_CozinhandoPara2ou1

Toast – a história de uma criança com fome

Nigel (Oscar Kennedy e Freddie Highmore) sempre teve fascínio pela culinária, mas sua mãe (Victoria Hamilton) não era nada prendada na cozinha e servia muita comida enlatada ou simplesmente aquecida. Com a morte da mãe, o menino começa a tentar modificar os hábitos alimentares em sua casa. O pai de Nigel (Ken Stott) contrata então Joan Potter (Helena Boham Carter), uma cozinheira de mão cheia que disputará com Nigel a atenção do pai e os dotes culinários. Sensível e emocionante.

 

DonaFlor_CozinhandoPara2ou1

Dona Flor e seus dois maridos

No início da década de 1940, Dona Flor (Sônia Braga), uma sedutora professora de culinária em Salvador, é casada com o malandro Vadinho (José Wilker), que só quer saber de farras e jogatina nas boates da cidade e acaba morrendo. Logo ela se casa de novo, com o recatado e pacífico farmacêutico da cidade, Teodoro Madureira (Mauro Mendonça). Com saudades do antigo marido que, apesar dos defeitos era um ótimo amante, acaba causando o retorno dele em espírito, que só ela vê. A receita mais famosa da cozinheira é a Moqueca de siri mole, que ela ensina a preparar no filme.

 

Estomago_CozinhandoPara2ou1

Estômago

Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo descobre que possui um talento nato para a cozinha: com suas coxinhas, transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento). Filme em que o ator João Miguel, um dos melhores da atualidade na minha opinião, dá um banho de interpretação. Vale MUITO a pena.

 

TomatesVerdesFritos_Cozinhandopara2ou1

Tomates verdes fritos

Uma vida emocionante contada enquanto um exótico prato é servido. Evelyn (Kathy Bates), uma dona de casa infeliz, conhece Ninny (Jessica Tandy), uma senhora idosa que mora numa casa de repouso, e fica encantada com as histórias que ela conta sobre Idgie Threadgoode (Mary Stuart Masterson), uma jovem da década de 1920, do Alabama. Inspirando-se na vida de Idgie, Evelyn aprende a ser mais assertiva e constrói uma forte amizade com Ninny. Esta relação proporciona uma trama emocionante cheia de surpresas e segredos, vivendo o passado no futuro. Filme tocante, com grande elenco.

 

Agora é com você: quais filmes acrescentaria a esta lista? Coloque suas sugestões nos comentários abaixo. Vou adorar aumentar minha coleção de receitas de filmes a testar. 😉

 

Fontes de pesquisa: Wikipedia, Adoro Cinema
Fotos: reprodução/divulgação

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Adrianna Santiago

    /

    Muito boa esta matéria, já anotei alguns filmes para assistir… Vlw

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Adrianna.
    Espero que se delicie com estas indicações.
    Beijo e volte sempre! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram