Você está aqui:  / Air fryer / Aves / Meio galeto ao limão com polenta “frita” na airfryer

Meio galeto ao limão com polenta “frita” na airfryer

MeioGaletoAoLimaoComPolentaNaAirFryer_CozinhandoPara2ou1

Eu tenho uma paixão maluca por frango assado, principalmente aqueles de bar, feitos na famosa “televisão de cachorro”. O perfume, a cor, a pele crocante, a carne macia… hum, só de pensar já fico com água na boca! Acontece que, para quem mora sozinho, um frango inteiro é comida demais e, por isso, acabo sempre preferindo o galeto.

Esta preparação é super simples e fica bem saborosa, com a carne suculenta (e não ressecada, como acontece na maioria das vezes). Sou super fã de polenta e acho que ela combina muito bem com o frango, então desta vez preparei os palitos na air fryer ou fritadeira a ar — ficaram super crocantes e bem gostosos.

Está aí uma bela sugestão para o almoço de domingo e até mesmo para um jantarzinho gostoso, quem sabe para o Dia dos Namorados que está chegando.

Meio galeto ao limão com polenta “frita” na airfryer

Para o galeto ao limão:
1 galeto (mais ou menos 500g.)
3/4 de xícara de vinho branco seco
1/2 limão siciliano ou tahiti (suco e raspas)
1/2 colher de chá de sal
1 ramo de alecrim ou de tomilho fresco
Azeite e pimenta do reino a vontade

Para a polenta “frita” na airfryer:
1 1/2 xícara de farinha de milho pré-cozida para polenta (polentina, kipolenta)
2 xícaras de caldo de legumes ou de água com 1 tablete de caldo de carne (ou de bacon/costela etc.)
Azeite para untar

Caso o galeto esteja congelado, descongele-o de acordo com as instruções da embalagem.

Misture o vinho com as raspas e o caldo do limão, o sal, um fiozinho de azeite e pimenta do reino. Coloque este molho com o alecrim ou tomilho em um saco plástico com fecho tipo zíper e deixe o galeto marinar nele por pelo menos umas 2 horas, preferencialmente de um dia para o outro, mexendo de vez em quando para distribuir o tempero.

Para agilizar o preparo, pedi para o açougueiro cortar o galeto resfriado ao meio. Assim, fica mais fácil de servir e o tempo de cozimento diminui.

Depois da pausa, coloque o galeto em uma assadeira não muito grande, despeje a marinada por cima e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 20 minutos.

Enquanto isso, prepare a polenta. Dissolva a farinha de milho em 1/2 xícara de caldo ou água e aqueça o restante do líquido com o tablete de caldo. Quando ferver, abaixe o fogo e vá despejando a farinha com água aos poucos, sem parar de misturar para que não empelote.

Cozinhe a polenta por 3 a 5 minutos para ficar mais firme, sempre mexendo, e despeje em um refratário ou assadeira untados com um fiozinho de azeite (deve ficar com mais ou menos 1 dedo de espessura). Reserve e deixe esfriar.

Preaqueça a airfryer em 200°C por 5 minutos. Quando a polenta já estiver mais fria e firme, corte-a em palitos e arrume-os na gaveta da air fryer, deixando cozinhar por 18 a 20 minutos a 180ºC — se preferir mais douradinhos, deixe um pouco mais.

Retire o galeto do forno e sirva em seguida, regado com o molho que sobrou na assadeira e acompanhado dos palitos de polenta.

Esta quantidade serve muito bem 2 pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram