Você está aqui:  / Massas e molhos / Sanduíches / Molho de tomate com carne assada desfiada

Molho de tomate com carne assada desfiada

MolhoDeTomateComCarneAssadaDesfiada_CozinhandoPara2ou1

Não sou chata para comer e geralmente me adapto super bem aos mais variados cardápios e situações, mas minhas preferências alimentares tem algumas particularidades. Uma delas, por exemplo, é que não como carne que não seja moída ou bem desfiadinha.

Das minhas preparações preferidas, a carne assada desmanchando ganha fácil de qualquer outra. Por isso, adorava quando minha vó fazia carne assada porque as sobras sempre viravam uma marmitinha para o almoço ou jantar do dia seguinte, no molho com um macarrão ou então no sanduíche.

Como a vó Nair não está mais por aqui para preparar o assado para mim, desenvolvi uma forma de deixá-la bem parecida com o que eu levava para casa: uma carne suculenta, muito macia e cheia de sabor.

Molho de tomate com carne assada desfiada

600g. de carne sem osso (acém, alcatra ou lagarto)
1 cebola pequena ralada ou bem picadinha
1 dente de alho ralado ou bem picadinho
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de açúcar mascavo (opcional)
1 e 1/2 xícara de molho de tomate, preferencialmente caseiro
Sal e pimenta do reino a vontade

Misture todos os temperos, formando uma pasta, e espalhe-a sobre a superfície da carne. Coloque-a em uma assadeira ou refratário e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 1 hora. Ela deve ficar bem macia e desmanchando.

Retire a carne do forno e aqueça o molho de tomate em uma panela. Coloque a carne assada no molho, raspando o fundo da assadeira para retirar todo o sabor dos temperos, e vá desfiando a peça com dois garfos. Prove e corrija o sal, se necessário.

Sirva com sua massa preferida ou então no pão, como sanduíche ou canapé.

Esta quantidade rende entre 2 e 4 porções, mas a dica é fazer esta quantidade maior e servir no almoço e no jantar com apresentações diferentes ou então congelar o molho pronto para uma próxima refeição. Para isso, coloque o molho em um pote bem fechado e conserve no congelador por até 3 meses (descongele na geladeira de um dia para o outro ou então aqueça na panela com um tiquinho de água).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram