Você está aqui:  / Foto de Comida / Foto de comida: tendências e referências atuais

Foto de comida: tendências e referências atuais

TendenciasFotoDeComida_CozinhandoPara2ou1

Mais uma vez vamos falar sobre Fotografia de comida, retomando a nossa série de publicações sobre o tema. Desta vez, com alguns insights sobre as últimas tendências na área e muitas indicações de referências, que ajudam bastante na hora de pensar na composição de cena dos nossos cliques.

Como já falamos nos posts anteriores, existem técnicas e equipamentos adequados para fotografar alimentos da melhor maneira, mas o que faz efetivamente com que o resultado melhore é a prática e a aquisição de um repertório diversificado sobre o tema. E aí não tem jeito, a gente precisa devorar livros, revistas, acompanhar o trabalho de profissionais da área e clicar muito para ver o que funciona ou não.

Neste sentido, achei super interessante o infográfico que a Shutterstock acaba de lançar, apresentando as tendências da culinária em 2015, com as comidas e os ingredientes que mais foram buscados em todo o mundo este ano. É legal observar que os insights vão desde o tipo de apresentação (com bases em madeira, mais rústicas e remetendo à fazenda e ao campo), o tipo de preparação (saudável, natural, vegetariana) até os ingredientes mais procurados (nas categorias frutas e vegetais, queijos e pães, carnes, doces e comida de rua, por exemplo).

Este material é um prato cheio para quem se interessa pelo tema gastronomia e gosta de estar atento aos assuntos que mais estão despertando a atenção do público (quem sabe não surgem inspirações para novas receitas?). E para complementar o estudo, foram produzidas diversas coleções sobre os temas destacados com base em comentários de renomados chefs internacionais, que reúnem imagens inspiradoras.

O infográfico abaixo é um resumo do relatório completo que está disponível aqui. Clique nos links abaixo e confira todas as galerias dos chefs, observando com atenção os elementos, a composição, os ângulos e a apresentação da comida. Com certeza você vai se lembrar de algum detalhe ao pensar no próximo clique! 😉

_ Coleção rústica por Dan Kluger
Coleção de alimentação saudável por Jonathan, Nathaniel e Nicolas
Coleção de clássicos simples por Daniel Holzman
Coleção de legumes e vegetais por Amanda Cohen
Coleção de pães e queijos por Russell Brown
Coleção de carnes por Judy Haubert
Coleção de doces
Coleção de comida de rua por Flávio Rodrigo David
Coleção de cerveja artesanal por Oliver Wesseloh

Food&Beverage-blog-PT

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram