Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Purê de couve flor

Purê de couve flor

PureDeCouveFlor_CozinhandoPara2ou1

Torço o nariz para esses modismos gastronômicos de fazer um prato com ingredientes totalmente diferentes do “original” e usar o mesmo nome (como a maionese de tofu, que de maionese mesmo não tem nem o cheiro!). Por outro lado, amo descobrir novas formas de servir determinado alimento, principalmente quando não vou muito com a cara dele. E este é um excelente exemplo.

Não suporto couve flor, seja refogada, gratinada com aquele delicioso creme de queijos, em bolinhos e quetais. Acho sem graça, desbotada, com sabor e textura estranhos e cheiro pior ainda… blergh, sai pra lá! 😛 Só que sou teimosa e não há nada que me fascine mais do que desafios. Então, depois de me convencer de que aprendi a gostar de abobrinha, parti para a missão de aprender a comer couve flor.

Ainda estou engatinhando nesse longo caminho e nada melhor para começar do que um purezinho, tipo aqueles que damos para os bebês quando começam a se alimentar com comidinhas. O princípio é o mesmo, mas com alguns ingredientes eapeciais para deixá-lo super saboroso e interessante.

Para quem ficou em dúvida, eu adorei o resultado: a textura do purê fica incrível e o gosto da couve flor é tão suave que não dá nem para adivinhar qual é o ingrediente principal. Até meu pai, carnívoro e com paladar totalmente infantil, comeu sem fazer careta. 😉

Purê de couve flor

1 cabeça pequena de couve flor sem as folhas
1 batata pequena (ou batata doce, mandioquinha, inhame, cará etc.)
1 colher de sopa de manteiga ou de azeite
1 colher de sopa bem cheia de queijo parmesão ralado (opcional)
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade

Corte a couve em floretes e a batata descascada em pequenos cubos e coloque-as para cozinhar até que fiquem bem macias (10 a 15 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços). Sugiro fortemente que você cozinhe no vapor ou seu purê pode ficar mais aguado.

Dica: a batata ou seu substituto servem para dar liga no purê, uma vez que a couve flor é bem aguada e fibrosa. Sem ela, você não terá um purê, mas um molho com textura bem diferente, parecido com leite talhado. Apesar de na foto abaixo parecer muita batata, o suporte para cozinhar a vapor que usei é em formato de cone e toda a base estava preenchida com a couve flor.

Depois disso, coloque os legumes cozidos em um processador ou use um mixer para triturá-los bem. Como era a primeira vez que fazia, separei as batatas, mas pode colocar tudo junto. Adicione o queijo ralado, se for usar, e a manteiga ou o azeite. Processe até ficar homogêneo.

ComoFazerPureDeCouveFlor_CozinhandoPara2ou1

Coloque o purê em uma panela e tempere com as ervas, sal e pimenta. Em fogo baixo, vá mexendo até que consiga o seu ponto preferido — pode ser mais firme ou mais cremoso.

Esta quantidade serve duas boas porções. Sirva o purê ainda quente com um fiozinho de azeite. Como o queijo não é um problema para mim (muito pelo contrário!), salpiquei mais um pouquinho por cima e enfeitei com um ramo de salsinha fresca.

TexturaPureDeCouveFlor_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Jussara Fabris Leite

    /

    Luciana. Esse purê ficou incrível, leve e saboroso. Sai da “mesmice” do tradicional. Eu coloquei 2 colheres de cream cheese, ajuda a dar liga e fica bem saboroso! Ótima dica essa sua……você vai ver que couve-flor vai bem de várias formas. Bjs.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Não é uma delícia? Juro que me surpreendi.
    Pensei na hora em que estava fazendo em colocar requeijão, mas preferi me conter para provar um sabor mais “limpo”. Mas depois já fiz umas 10 vezes, sempre inventando moda… adoro! 🙂
    Ah, e se tiver outras sugestões com couve flor, eu super aceito.
    Beijão e volte sempre

  • Jussara

    /

    Lu, sempre faço a sopa creme de couve flor. É super fácil, o princípio é o mesmo do purê, só que mais líquido. Adoro cebola e allho, então depois da couve flor cozida e batida, frito uma linguiça calabresa defumada, cortada bem pequenininha, junto com a cebola e alho picado, junto com a couve flor batida e engrosso com cream cheese, ou creme de ricota ou até mesmo creme de leite, fica ao gosto do freguês., um pouquinho de salsinha e cebolinha picados para finalizar. Experimente….você vai gostar. Depois me fala

  • Luciana Carpinelli

    /

    Jussara, adorei a dica. Vou aproveitar que o friozinho chegou às noites e com certeza experimentarei 🙂
    Beijão e obrigada!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram