Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Brownie de café com chocolate amargo

Brownie de café com chocolate amargo

BrownieDeCafeComChocolateAmargo_CozinhandoPara2ou1

Café é uma das poucas unanimidades no mundo todo, apesar de cada país ter suas particularidades, seja no cultivo, no processamento ou no consumo: quente, frio, com inúmeros complementos e até em pratos salgados (aqui mesmo já publicamos uma receita, a Linguiça caramelizada no café com cuscuz nordestino e vinagrete de maçã).

Hoje, 14 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Café (o nacional é em maio, dia 24). E, para comemorá-lo, preparei esta deliciosa receita: um brownie super especial, com sabor marcante e doce na medida, inspirado na deliciosa receita do brownie de espresso do Starbucks. Uma sobremesa perfeita para quem ama a bebida e também para os que não apreciam doces em excesso.

2 ovos
1 1/4 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente (100g.)
1 pitada de sal
1 xícara (das de café) de café forte coado ou de café espresso
3/4 de xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó (ou chocolate em pó sem açúcar)
1/2 xícara de chocolate amargo picado ou em gotas (opcional)

Bata bem os ovos com o açúcar até obter um creme branco (pode ser na batedeira, mas como eu não tenho, uso um fouet mesmo). Acrescente a manteiga e o sal, batendo até integrar bem, e depois o café.

Dica: o açúcar cristal ajuda a formar aquela casquinha na superfície do brownie. Mas, se você não tiver, pode usar o açúcar refinado mesmo. 😉

Sobre esta mistura, peneire a farinha de trigo com o cacau em pó e misture para envolver tudo. Por fim, acrescente metade do chocolate picado ou as gotas, se for usar.

ComoFazerBrownieDeCafeComChocolateAmargo_CozinhandoPara2ou1

Despeje a massa em uma assadeira pequena (27cm. x 18 cm.) untada e forrada com papel manteiga. Distribua o restante do chocolate por cima e leve para assar em forno pré-aquecido em 200°C por mais ou menos 25 minutos ou até que a superfície esteja sequinha mas, ao tocar o brownie com os dedos, dê para sentir a massa ainda macia.

Retire do forno, corte em pedaços e, com cuidado, solte-os do papel (se ele esfriar sobre o papel, vai ficar MUITO difícil de desgrudar — sim, eu já fiz isso e quase chorei ao perder quase metade da massa!).

Por cima, na hora de servir, peneirei uma colher de sopa de cacau em pó com 1 colherzinha (das de café) de café solúvel em pó para enfeitar os pedaços.

Esta quantidade rende 8 pedaços médios, mais ou menos como o da foto. Conserve-os em um pote tampado e, se quiser, aqueça por 30 segundos no microondas antes de servir. Uma bola de sorvete de baunilha ou de creme acompanha muito bem. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

  • Débora Menezes

    /

    Oi, adaptei a receita usando farinha de arroz (meia xícara) e açúcar demerara misturado com açúcar de coco, e castanha do pará. A massa ficou gostosa, um pouco esponjosa e baixa. Não sei mexer direito com a farinha de arroz, ela não fica fofa igual farinha normal, mas o gosto tá ´´otimo!

  • Luciana Carpinelli

    /

    A massa do brownie não fica fofa mesmo, mas a farinha de arroz deixa mesmo as massas mais pesadas, é super difícil trabalhar somente com ela (o ideal é mesclar com outros tipos de farinha para equilibrar um pouco). Além disso, a gordura natural da castanha do pará pode ter influenciado também… é preciso testar e ir ajustando até obter um resultado ideal.
    Mas fiquei feliz de saber que gostou 🙂

  • Bruna

    /

    A xícara é daquelas pequenas de cafézinho ou aquelas um pouco maiores (que vem nos “jogos de xícara”)?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Bruna.
    A medida padrão da xícara é 240ml. No caso da xícara de café, para a medida do espresso nesta receita, é a de 50ml. (aquelas de cafezinho mesmo). 😉

  • Bruna

    /

    Obrigada, irei fazer a receita 😉

  • Luciana Carpinelli

    /

    Faz sim, é uma delícia!
    E depois conta pra gente se aprovou 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram