Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Cogumelos shitake recheados com creme de brócolis

Cogumelos shitake recheados com creme de brócolis

ShitakeRecheadoComCremeDeBrocolis_CozinhandoPara2ou1

Eu sou uma apaixonada por cogumelos, dos frescos aos em conserva. E, quando encontro frescos e lindos assim, começo logo a imaginar como irei prepará-los, pois merecem tratamento super especial para chegarem lindos à mesa.

Pensei em inúmeras possibilidades mas desta vez confesso que foi uma decisão difícil. Até que as dúvidas desapareceram no momento em que me lembrei de uns lindos cogumelos recheados que vi no blog da Patricia Lopes — o Gastronomia & +. Ela usou os lindos portobelos como base para montar umaespécie de quiches mais levinhas. Segui mais ou menos nesse caminho e aqui está a minha versão desta deliciosa receita, só que feita com cogumelos shitake.

Cogumelos shitake recheados com creme de brócolis

3 a 4 cogumelos shitake grandes e frescos
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 xícara de floretes de brócolis picados
150ml. de creme de leite
1/2 xícara de queijo ralado (parmesão, gouda ou o de sua preferência)
Azeite, sal, pimenta do reino e noz moscada a vontade

Limpe os cogumelos com um paninho limpo ou papel toalha para retirar qualquer sujeira que possa ter (Fica a dica: NUNCA lave cogumelos frescos pois, como eles são iguais a uma esponjinha e acabam absorvendo a água, o que prejudica a textura e o sabor do prato).

Com muito cuidado, retire os cabos dos cogumelos com a ajuda de uma colherzinha para não machucar as laterais. Coloque-os em um refratário ou assadeirinha, regue com um fio de azeite e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 15 minutos.

Em uma panela, aqueça um bom fio de azeite e refogue o alho até começar a dourar. Coloque o brócolis, dê uma boa mexida e, depois de uns 3 minutinhos, desligue o fogo. Coloque o creme de leite, misture e, depois, envolva o queijo ralado (eu usei uma mistura de parmesão com um restinho de grana padano, mas a Patricia sugeriu o gouda, que eu não tinha). Prove e tempere com sal (se precisar), pimenta do reino e a noz moscada raladinha na hora.

ComoFazerShitakeRecheadoComCremeDeBrocolis_CozinhandoPara2ou1

Retire os cogumelos do forno e aos poucos vá colocando o creme de brócolis dentro de cada um, cuidando para não transbordar. Salpique um pouquinho mais de queijo e retorne ao forno por mais uns 15 a 20 minutos até que esteja gratinado.

Esta quantidade serve duas pessoas. Se quiser, enfeite com mais um fio de azeite e ervas frescas picadinhas.

Sugiro acompanhar de um arroz integral ou de um cuscuz marroquino bem temperadinho e uma boa salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram