Você está aqui:  / Foto de Comida / Foto de comida: composição de cena

Foto de comida: composição de cena

FotosComContexto_CozinhandoPara2ou1

Esta é mais uma publicação que faz parte do nosso especial sobre Fotografia de comida, que reúne dicas práticas para deixar os cliques de alimentos mais bonitos. E hoje vamos falar sobre Composição de cena na foto de comida.

Antes de começar, vou deixar claro, mais uma vez, que não sou fotógrafa profissional e nunca fiz aulas formais de fotografia. Mas mesmo assim, desde o início do CP2ou1, a qualidade das imagens é uma preocupação para mim. Ao longo do tempo, a gente vai aprendendo uns truquezinhos e técnicas que acabam ajudando e muito no trabalho. Hoje tenho mais repertório, mais prática e muito mais referências sobre a fotografia de alimentos e, para atender aos inúmeros pedidos que recebo, é que comecei a falar um pouco mais sobre fotografia de comida por aqui em posts esporádicos, com as dicas que fui testando e adotando nessa trajetória de pouco mais de dois anos.

No post anterior, Foto de comida: 10 dicas rápidas para deixar os cliques mais bonitos, o sexto item falou brevemente sobre o tema de hoje: o objetivo do clique é sempre mostrar o alimento, por isso o foco principal está no prato ou então no item principal. Apesar de muitas fotos de comida usarem um corte mais aproximado do objeto, é inquestionável que pensar na cena como um todo pode deixar a imagem muito mais interessante e rica.

A ideia da composição de cena na fotografia de comida é contextualizar e contar uma pequena história em apenas uma foto: a origem da receita, uma forma de consumo, os ingredientes utilizados no preparo… além, é claro, de complementar o item principal na foto, para não deixá-lo abandonado e solto no centro da imagem. Como raramente tenho muitos ingredientes para usar na foto, eu gosto de pensar em qual situação serviria aquela receita: um jantar romântico, um café da tarde especial, um lanche rápido ou quem sabe até em um foodtruck na rua, em um happyhour, em uma festa. A partir disso, vou escolhendo os complementos.

Sim, pensar em todos os elementos e na composição da cena dá um certo trabalho. Mas é exatamente isso que deixa a foto mais especial. Portanto, quanto mais tempo você tiver para pesquisar referências, escolher os itens a serem usados (louça, toalhas e/ou guardanapos, complementos etc.), montar o local e depois ir fotografando e ajustando cada objeto, melhor tende ser a sua foto.

Muitos artigos sobre o tema sugerem que o ideal é que haja três elementos na fotografia: o prato em si e mais dois complementos (talheres e copos, um vaso e um garfo, guardanapo e taça etc.). Eu busco ao máximo usar essa técnica, mas não me prendo a isso. Muitas vezes vou retirando da cena itens que acho que não acrescentam muito à imagem ou acrescentando elementos que a enriqueçam. Acho que vai muito da preferência pessoal e da sensibilidade de cada um — para mim não existe muita regra, é tudo muito mais na intuição e de acordo com o que vou percebendo no momento dos cliques.

ComparacaoCenaMolhos_CozinhandoPara2ou1

Analisando as fotos acima, podemos perceber algumas possibilidades: no lugar da tigelinha com o molho “voando” em um fundo branco neutro do nosso Molho de tomates urgente, por que não usar algumas massas secas ao lado para ilustrar o seu uso (como no nosso Molho de tomate natural) ou então utilizar alguns dos ingredientes para montar uma bela imagem como a do Molho especial de tomates assados? Com certeza o impacto da foto é diferente e conquista o olhar do leitor, chamando-o para o texto, seja ele uma receita, uma resenha ou somente uma legenda.

Talheres, guardanapos, toalhas ou jogos americanos, copos ou taças com bebidas, cardápios, acompanhamentos ou alguns ingredientes utilizados na produção da receita podem ser utilizados para complementar a foto. Uma cesta de pães, um copo de caipirinha, potinhos com especiarias, taças de vinho, um vidro de shoyo e hashis, um pequeno boneco de neve ou uma maçã com um laço. Estes são pequenos detalhes que complementam a cena e que fazem diferença, montam um pequeno cenário para emoldurar o prato.

O grande segredo da composição de cena para fotos de comida e principal ponto de atenção é sempre deixar o elemento principal em destaque — seja no centro da foto, com o foco bem definido nele ou ocupando a maior área da foto. Veja abaixo mais alguns exemplos.

ComposicaoDeCenaFotoDeComida_CozinhandoPara2ou1

 

Leia mais sobre o assunto:

Foto de comida: 10 dicas rápidas para deixar os cliques mais bonitos
Foto de comida: a importância da fotografia para um blog de gastronomia
Foto de comida: tendências e referências atuais

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram