Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Painço ao limão com legumes

Painço ao limão com legumes

PainçoAoLimaoComLegumes_CozinhandoPara2ou1

Painço é um grão muito comum na alimentação de pássaros que, assim como a quirela ou canjiquinha de milho, começou a ser bastante consumida por humanos por causa de seus benefícios nutricionais. Além de ser fonte de fibras, proteínas e vitaminas, o grão ainda tem alta concentração de minerais essenciais para o funcionamento do nosso organismo como magnésio, triptofano, manganês e fósforo. Ele não contém glúten e contribui para o processo de digestão, controlando a absorção de gorduras e ajudando no processo de metabolização da glicose.

No prato, o painço fica muito parecido com o cuscuz marroquino e, como não tem sabor muito marcante, o segredo é usar alguns temperos marcantes, como o limão. E o melhor desta receita é que ela pode ser servida quente como acompanhamento ou então fria como uma entradinha ou salada. Versatilidade para uma #SegundaSemCarne.

3/4 xícara de painço para consumo humano (o para aves não deve ser consumido)
1 1/2 xícara de caldo de legumes
1/2 limão espremido
1 dente de alho bem picadinho
1/2 cebola picada
1/2 xícara de legumes em cubos pequenos
1 colher de sopa de ervas frescas bem picadinhas
Raspas de limão para servir
Azeite, sal e pimenta do reino

Coloque o painço em uma peneira e lave-o em água corrente, escorrendo bem depois. Aqueça uma panela pequena e coloque o painço lavado. Vá misturando com uma colher de pau até que os grãos comecem a dourar. Coloque o caldo de legumes e o limão espremido e deixe cozinhar até secar (como fazemos com o arroz).

Retire a panela do fogo e reserve o painço. Retorne a panela ao fogo e aqueça um fio de azeite para refogar a cebola e o alho, sem deixar que dourem. Acrescente os legumes mais firmes (cenoura, vagem, nabo, beterraba etc.) e refogue-os também, mexendo de vez em quando.

ComoFazerPainco_CozinhandoPara2ou1Quando os legumes estiverem al dente, acrescente os legumes mais macios (tomate, abobrinha, chuchu, brócolis e couve-flor etc.). Misture e deixe cozinhar por mais ou menos uns 3 minutinhos.

Retorne o painço à panela, acrescente as ervas e tempere com sal e pimenta do reino. Antes de servir, distribua as raspas de limão por cima do prato.

Esta quantidade serve duas porções.

***

*O painço para consumo humano geralmente é vendido em lojas de alimentos naturais a granel.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram