Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Pães e biscoitos / Breadsticks de pepperoni (tiras de pão com pepperoni)

Breadsticks de pepperoni (tiras de pão com pepperoni)

BreadsticksDePepperoni_Cozinhandopara2ou1

Meu pai é louco por pizza e este é seu cardápio do jantar há mais de 4 décadas (sim, é isso mesmo: mais de 40 anos comendo pizza todas as noites!) — com pouquíssimas exceções, como festas ou jantares especiais. Neste tempo, ele desenvolveu a melhor receita de pizza que eu já provei (e olha que são 33 anos provando os mais diversos tipos de pizza!), mas para tentar variar um pouquinho a “dieta”, é necessário muita criatividade pois as possibilidades são restritas: no lugar da pizza, para ele cabem esfihas, pizza enrolada, fondue ou sopa de queijo com pão italiano.

Neste contexto, apresentei as Empanadas e introduzi agora esses Breadsticks, que nada mais são do que tirinhas de massa de pão recheadas com pepperoni ou outra variação. Meu primeiro contato com eles foi na Pizza Hut, mas depois comecei a encontrar em outras pizzarias ou restaurantes e bares.

Esta delícia que a gente come sem perceber é tão fácil de fazer quanto qualquer outro pão. A massa requer uma sova breve para ficar fofinha e crescer, mas é o único ponto mais chatinho do preparo. De resto, é só rechear e esperar que os breadsticks saiam quentinhos do forno!

250g. de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de chá de fermento biológico seco
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de azeite
250ml. de água
100g. de pepperoni picado
50g. de queijo Minas padrão picado
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado grosso
1 gema

Em uma tigela, junte a farinha, o açúcar e o fermento e misture bem. Adicione o azeite e, aos poucos, vá pingando a água e amassando com as mãos até obter uma massa (pode não ser necessário usar toda a água, dependendo da farinha). Sove-a sobre uma superfície limpa para que ela fique lisa e macia (cerca de 15 minutos). Cubra e deixe descansar em local protegido do vento até dobrar de tamanho — eu costumo deixar dentro do microondas desligado.

Enquanto a massa descansa, pique bem o pepperoni e o queijo padrão (eu usei o processador de alimentos para quase moê-los).

Depois do descanso, abra a massa com um rolo tentando ao máximo formar um retângulo. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e espalhe o recheio em metade da massa. Depois, dobre-a, formando um “sanduíche”.

ComoFazerBreadstickDePepperoni_CozinhandoPara2ou1

Com um cortador de pizza, uma carretilha de pastel ou uma faca afiada, divida a massa em tiras de cerca de 2 cm. Deixe descansar por 30 minutos, ou até que a massa esteja um pouco mais fofinha. Pincele a superfície com a gema e polvilhe o queijo parmesão.

Leve ao forno médio preaquecido em 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que a superfície esteja ligeiramente dourada. Antes de servir, solte as tirinhas.

Sirva os breadsticks quentes ou frios com cheddar cremoso, um molho de tomate quentinho ou outro molho de sua preferência.

Esta quantidade serve muito bem duas pessoas como lanche ou até 4 como petisco/entradinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram