Você está aqui:  / Acompanhamentos / Aves / Tortas e quiches / Empadão ou torta de frango com catupiry

Empadão ou torta de frango com catupiry

EmpadaoDeFrango_CozinhandoPara2ou1

Almoços de família sempre foram especiais para mim. Lembro perfeitamente das longas refeições na casa dos meus avós, tanto do lado paterno quanto do materno, em que as mesas eram lotadas, com cadeiras de outras mesas e ainda algumas pessoas sentadas no sofá com os pratos na mão. Aquela bagunça da italianada reunida, um tal de passa travessa para cá e para lá, salada com macarronada e frango assado — e às vezes farofa… como sinto falta desses encontros! Mas o tempo passa, a vida muda, algumas pessoas se vão, outras seguem seu próprio rumo e o cenário muda.

No almoço de domingo passado eu estava na casa dos meus pais e meu tio que mora no litoral foi nos visitar — esta foi a desculpa para fazer uma mini versão daqueles almoços e preparar uma torta caprichada. Como não gosto de repetir receitas, minha mãe e eu sentamos com muitos dos livros e cadernos de culinária da casa e encontramos esta massa que, segundo ela é, na verdade, de empadão. Confesso que não sei diferenciar uma de outro, mas se ela falou, está falado.

Frango e catupiry, com uma dica super útil da mamy poderosa para que o recheio não desmanche ao cortar, complementaram a delícia. A única coisa que você precisa acrescentar aos ingredientes é muito amor. Aí sim o gostinho de comida de vó acaba aparecendo. 😉

Empadão ou torta de frango com catupiry

Para a massa do empadão ou torta de frango com catupiry:
1 xícara de farinha de trigo (pode ser integral)
1/2 xícara de maisena
1/4 xícara de óleo vegetal ou azeite
1/4 xícara de leite ou água + o necessário para atingir o ponto
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 gema para pincelar

Para o recheio do empadão ou torta de frango com catupiry:
200g. de peito de frango cozido ou assado e desfiado
1/2 cebola pequena
1/4 xícara de leite
1 colher de chá de maisena
150g. de catupiry ou cream cheese
Azeitonas picadas ou milho verde (opcional)
1 colher de chá de ervas finas desidratadas (ou 1 colher de sopa de ervas frescas picadas)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Em uma tigela, misture bem a farinha de trigo com a maisena e acrescente os demais ingredientes. Vá amassando com as mãos até obter uma farofa.

Aos poucos, vá pingando leite ou água e continue amassando até quase obter uma massa quase única — intercale o líquido com uma boa amassada. Despeje e a massa sobre a pia ou uma superfície limpa e vá juntando tudo sem acrescentar mais leite até formar uma bola.

Com as mãos, vá abrindo a massa sobre uma forma de 20cm. de diâmetro com fundo removível, reservando mais ou menos 1/3 da massa para a cobertura. Eu gosto de nivelar as bordas: para isso pressiono a ponta de uma colher na lateral da forma, deixando mais ou menos 2cm. de altura, e vou girando a forma para que a lateral fique mais retinha.

Retire as rebarbas, fure algumas vezes o fundo da torta com um garfo e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 15 minutos.

ComoFazerEmpadaoDeFrango_CozinhandoPara2ou1

Enquanto isso, aqueça uma panela e coloque um fio de azeite para refogar a cebola, sem deixar dourar. Abaixe o fogo, dissolva a maisena no leite e coloque na panela com o queijo cremoso. Misture até obter um creme homogêneo. Você pode usar apenas o catupiry, mas na hora de cortar, o recheio começa a desmanchar e sair da torta; com a maisena ele fica mais juntinho.

Acrescente o frango já cozido e desfiado e integre bem. Por fim, adicione as ervas finas e, se for usar, as azeitonas e/ou o milho, misturando tudo.

Retire a massa do forno e recheie a torta com o creme de frango. Abra o restante da massa sobre um pedaço de plástico e cubra a torta — faça alguns furinhos com o garfo para sair o vapor. Com as rebarbas, faça uma bola, abra a massa e corte tiras para enfeitar a torta. Eu aproveitei ainda os restinhos para fazer as bolinhas de cima — segundo minha mãe, capricho excessivo.

Pincele a gema sobre toda a superfície da massa e retorne o empadão ao forno ainda em 180ºC por mais 15 minutos ou até dourar. Esta quantidade serve entre duas e três pessoas.

EmpadaoDeFrangoInteiro_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Lorena

    /

    Adorei! Sempre quis aprender a fazer 🙂 só fico em dúvida com relação a uma coisa…sou intolerante a lactose. Qual seria uma boa sugestão para trocar o catupiry da receita? 🙂

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Lorena. Obrigada! 🙂
    Hoje em dia já existem diversas opções de queijos cremosos sem lactose (cream cheese, creme de ricota e requeijão sem lactose) e também o tofupiry. São várias as marcas que já produzem esses alimentos, vale a pena dar uma olhada nos supermercados, é cada vez mais fácil encontrá-los.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram