Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Peixes e frutos do mar / Arroz com frutos do mar (paella simplificada)

Arroz com frutos do mar (paella simplificada)

ArrozComFrutosDoMar_CozinhandoPara2ou1

Acho que já contei que o meu cardápio é construído com base nas promoções do supermercado, né? Pois eu sou louca por peixes e frutos do mar e, quando encontrei uma bandejinha de ingredientes congelados para paella por R$ 12, não resisti. Nunca tinha feito paella, mas isso seria o de menos — improvisar quase sempre dá certo e, com os ingredientes certos, a margem de erro diminui bastante.

Cheguei em casa, fui pesquisar um pouco sobre a receita da paella e descobri que existem milhões de variações e muita gente classificando-as como “verdadeiras” ou “falsas”. Confesso que morro de preguiça disso, então resolvi simplificar o preparo e chamar simplesmente de Arroz com frutos do mar — assim já fujo dos avaliadores “profissionais”.

O que importa, para mim, é que ficou uma delícia e foi super fácil de preparar. Não é um risoto, mas uma preparação com arroz (e eu até usei a variação com 7 grãos), bem simples mesmo. Saborosa e suculenta, além de prática para não gastar o dia todo na cozinha.

Frutos do mar sempre trazem, mesmo que em plena selva de pedra, aquele astral de praia, a sensação de estar a poucos passos do mar. Por isso, é sempre uma ótima escolha nos fins de semana, seja com uma boa cervejinha ou com um vinho branco gelado. Nham!

1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 tomate sem pele e sem sementes picado
3/4 xícara de arroz (arbóreo ou branco comum mesmo)
1/4 xícara de vinho branco seco (opcional)
1 1/2 xícara de água quente
1 pitada de açafrão (em pó ou, melhor ainda, em pistilos)
200g. de frutos do mar limpos (camarões, lula em anéis, polvo, mexilhões, mariscos etc.)
Salsa e coentro frescos picados
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma frigideira alta ou uma wok e regue com um fio de azeite. Nele, refogue a cebola, o alho e o tomate até que a cebola fique transparente, sem deixar que doure. Acrescente o arroz e o vinho branco, e mexa para distribuir bem os sabores.

Dissolva o açafrão na água e regue o arroz. Deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos — a água vai começar a secar, um pouco menos como está na foto abaixo.

DICA: no lugar do arroz branco, usei o arroz 7 grãos. Por isso, acrescentei 1/2 xícara de água à quantidade da receita e deixei cozinhar por mais uns 10 minutos.

ArrozDeFrutosDoMarCozinhando_CozinhandoPara2ou1

Enquanto o arroz cozinha, limpe bem os frutos do mar — caso já não os tenha comprado limpos — e separe-os. Quando a água estiver rente ao arroz, adicione nesta ordem: polvo, mariscos e mexilhões sem casca, lula e camarões. Entre cada um deles, conte 1 a 2 minutos, mexendo de vez em quando.

Espere secar mais um pouquinho (5 a 8 minutos, no máximo), com um ponto próximo ao do risoto, com o arroz al dente, úmido e os frutos do mar cozidos. Prove e tempere com sal e pimenta do reino e finalize com as ervas picadinhas por cima. Sirva em seguida.

Esta quantidade serve muito bem duas pessoas e não precisa de complementos. Se quiser, sirva com uma saladinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Liliane de Paula Martins

    /

    Comprei também, numa promoção, esses “frutos do mar”.
    Deve ter ficado delícia. A foto mostra isso.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Liliane, sou super suspeita, mas ficou incrível! Minha mãe também aprovou…
    Promoção é tudo de bom, né? 😉

  • Alexandre de Jesus Teixeira

    /

    Só não descriminou aonde entra a salsa e coentro que está na receita.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Alexandre, acredito que não tenha lido o passo a passo com atenção pois no texto consta a seguinte informação: “finalize com as ervas picadinhas por cima”.
    Abraços!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram