Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Peixes e frutos do mar / Linguado no vapor de limão com pesto

Linguado no vapor de limão com pesto

LinguadoNoVaporDeLimaoComPesto_CozinhandoPara2ou1

Quando se trata de comida, eu sou como criança: vejo e fico aguada para provar. O problema é que nem sempre tenho a receita ou domino todas as técnicas para reproduzir um prato que vi na TV (em filmes ou séries!) ou em alguma revista, por exemplo. Alguns dias atrás, vi no caderno Paladar, do Estadão, uma foto linda de Linguado no vapor de limão e babei — quase que literalmente.

Para a minha total alegria, a foto era do prato preparado pela editora Patrícia Ferraz e estava acompanhada da receita. Como o peixe eu já tinha congelado, fui atrás de ingredientes para completar a lista e, como não tinha exatamente o necessário, fiz uma versão própria que ficou bonita e espero que tão deliciosa quanto a original.

Esta é uma opção leve e prática para estes dias mais quentes, melhor ainda quando na beira da praia com o peixe fresquinho. Além de tudo, ainda fica linda no prato. Minha sugestão é acompanhar estes belos rolinhos de linguado com uma porção da Abóbora caramelizada no mel. Só de imaginar o prato, já salivei novamente!

Linguado no vapor de limão com pesto

Para os filés de linguado ao vapor de limão:
2 filés de linguado
2 limões sicilianos
3 colheres de sopa de folhas de manjericão picadinhas
1/4 xícara de vinho branco
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho pesto:
1/4 de xícara de azeite extravirgem
1/4 xícara de folhas de manjericão fresco
2 talos de capim cidreira picados
3 colheres de sopa de amendoins ou amêndoas torrados e sem casca

Tempere os filés de linguado cortados ao meio no sentido do comprimento com limão, pimenta e sal. Coloque em um refratário ou prato, cubra com plástico filme e dixe marinar na geladeira por pelo menos uns 20 minutos (quanto mais tempo, melhor).

Enquanto isso, corte os limões em rodelas e cubra o fundo de uma panela para cozimento a vapor (como eu não tenho, usei uma frigideira funda). Por cima, espalhe o manjericão picado.

Retire o peixe da geladeira, enrole as tiras e coloque sobre a “caminha” de limão e manjericão, com a pontinha para baixo para que não desenrole durante o cozimento. Despeje o vinho pela lateral da panela para não desmanchar a arrumação. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 7 a 9 minutos — o peixe deve ficar branquinho.

Enquanto isso, prepare o pesto. No liquidificador ou em um processador de alimentos, bata o azeite com as folhas até que os pedaços fiquem pequenininhos. Acrescente as amêndoas e bata novamente até ficar um molho quase homogêneo.

Retire o linguado do fogo, arrume no prato de servir (eu usei rodelas de meio limão siciliano embaixo), regue com o pesto e sirva imediatamente. Esta quantidade serve duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

  • Fabi

    /

    Oi Luciana, gosto muito do seu CP2OU1, já fiz algumas receitas que ficaram ótimas! Tenho uma dúvida, desculpe se for uma pergunta boba: as rodelas de limão devem ser colocadas exatamente onde? Tenho uma cestinha para cozimento a vapor que é usada dentro da panela com água. O vinho vai ser no lugar da água? Ótimo blog, parabéns!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Fabi. Nenhuma pergunta é boba!
    As rodelas de limão vão apoiadas sobre a cestinha, embaixo dos peixes, e, na panela, vai o vinho (em vez da água). Agora consegui explicar direitinho?
    Beijo e obrigada pelo carinho <3
    Volte sempre!

  • Fabi

    /

    Aaah, agora entendi. Obrigada!

  • Jussara Fabris Leite

    /

    Luciana. Fiz este peixe na última quarta-feira….não ficou bom……ficou MARAVILHOOOOOOOSO! Fiz direto na panela, porque achei que o contato do vinho com o peixe seria interessante. De acompanhamento fiz o “gratinado preguiçoso” com brocolis e couve-flor. Suas receitas são espetaculares. Parabéns!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Jussara!
    Obrigada pelo seu retorno. Que ótimo que o peixe foi aprovado por vocês. 🙂
    Agradeço novamente pelas visitas e volte sempre.
    Beijo

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram