Você está aqui:  / Acompanhamentos / Air fryer / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Batatas rústicas com alecrim e limão (no forno ou na air fryer)

Batatas rústicas com alecrim e limão (no forno ou na air fryer)

BatatasRusticasComAlecrimELimao_CozinhandoPara2ou1

Estou sempre interessada pelas novidades na área da Gastronomia, principalmente aparelhos que facilitem a vida na cozinha e colaborem para que as receitas fiquem mais saudáveis e ainda assim gostosas. Nunca tinha provado nada preparado nas famosas “air fryers”, ou fritadeiras a ar, mas meus pais compraram uma recentemente e, ao visitá-los, tive a oportunidade de testá-la.

Confesso que à primeira vista achei que a comida não ficasse muito boa, mas me surpreendi com o resultado. O manuseio é super simples, sem segredos, e os alimentos ficam douradinhos, crocantes e sequinhos, sem contar que é super fácil de limpar depois. Estou até pensando em comprar uma para mim — já que evito ao máximo as frituras em casa principalmente por causa das panelas sujas de óleo.

Estas batatas, eu costumo fazer sempre no forno (e não sei como ainda não tinha colocado a receita aqui). Resolvi adaptar para a air fryer e ficaram até melhores do que estou acostumada. Fica a dica!

Batatas rústicas com alecrim e limão (no forno ou na air fryer)

3 ou 4 batatas pequenas
3 ramos de alecrim
raspas de 1/2 limão
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem as batatas, corte-as ao meio ainda com a casca e, depois, cada metade em 6 partes como mostrado na foto. Vá colocando os pedaços em uma tigela ou bacia com água e 1 colher de sopa de sal. Deixe descansar por uns 15 minutos, misturando de vez em quando.

Após este descanso, escorra os pedaços de batata e enxugue-os em um pano de prato limpo. Retorne os pedaços de batata à tigela seca, regue-os com um fio de azeite e misture para envolver todos os pedaços. Coloque-os na air fryer ou em uma assadeira com o alecrim e 1/3 das raspas de limão espalhadas por cima.

ComoFazerBatataComAlecrimELimao_CozinhandoPara2ou1

Se for fazer no forno, leve a assadeira ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 50 minutos ou até que as batatas estejam coradas. Na metade do tempo, vire os pedaços e salpique mais 1/3 das raspas de limão.

Se for fazer na air fryer, preaqueça por 5 minutos em 200ºC e depois coloque as batatas na gaveta por 15 minutos em 180ºC. Misture com cuidado e salpique mais 1/3 das raspas de limão, retornando as batatas por mais 15 minutos em 180ºC.

Retire as batatas já douradas, arrume-as em um refratário e salpique o restante das raspas de limão. Tempere com sal e pimenta do reino e sirva em seguida.

Esta quantidade serve 2 pessoas como acompanhamento.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Marli de Souza Zampol

    /

    Lu faço sempre, mas uso alho com casca e alecrim da minha horta. Vou experimentar na air fryer.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eu também faço com alho… mas gosto de variar de vez em quando com o limão. 🙂
    Meu pai e minha mãe amaram ela feita na air fryer.
    Beijo!

  • Ivan

    /

    adorei esta receita. obrigado

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram