Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Batatas ao murro com cream cheese, ervas e pimenta rosa

Batatas ao murro com cream cheese, ervas e pimenta rosa

BatatasAoMurroComCreamCheeseErvasEPimentaRosa_CozinhandoPara2ou1

Batatas são a salvação quando não há praticamente nada na despensa. São um excelente acompanhamento e não precisam de muitos complementos: é só pensar em um detalhe ou outro e elas já ficam ótimas. Mas na hora de escolher o cardápio de um jantar mais especial ou, mais especificamente, para as festas de fim de ano, elas nunca são uma opção por serem simples demais.

Pois é exatamente para provar que uma ceia bonita e especial não precisa ser necessariamente cara e que pode, sim, ser composta por ingredientes simples e acessíveis que resolvi pensar em um prato com batatas para acompanhar o tender ou o peru, que já são mais caros. Aquela velha história do toma lá dá cá: é festa, a gente gasta um pouquinho mais em alguns itens mas compensa nos outros. E sempre dá certo.

As batatas ao murro, tradicionais na cozinha portuguesa, acompanham bem um bom bacalhau mas também ficam simpáticas em um prato de folhas verdes e atum em lata, por exemplo. E, é claro, também combinam com qualquer outra carne bovina, de porco ou de ave. É só “vesti-la de festa” que a mesa fica linda (e gostosa).

Batatas ao murro com cream cheese, ervas e pimenta rosa

2 a 4 batatas não muito grandes (quanto maiores, mais tempo demorarão para assar)
1 a 2 dentes de alho
1/4 xícara de sal grosso
1 pitada de alecrim fresco ou desidratado
2 a 4 colheres de sobremesa de cream cheese (substitua por requeijão, creme de ricota, queijo de cabra, coalhada seca etc.)
+/- 1 colher de sopa de ervas frescas picadas
Azeite, sal e sementes de pimenta rosa a vontade

Lave bem as batatas com a casca, enxugue-as bem e, com um garfo, fure uma vez de cada lado. Forre o fundo de uma assadeira ou refratário pequeno com sal grosso, arrume as batatas e, por cima, salpique um pouquinho mais de sal (em cima eu usei sal rosa do Himalaia).

Como tinha um super alho, cortei-o ao meio, com casca mesmo e coloquei no centro. Por cima de tudo, salpique o alecrim, se quiser. O alho e o alecrim aromatizam as batatas (e a cozinha também), portanto a quantidade vai depender do seu gosto.

Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que as batatas estejam macias mas ainda firmes. Para saber se elas já estão cozidas, espete um palito de dente bem no meio para sentir a textura. Retire do forno e deixe esfriarem um pouco.

Com as mãos ou usando um martelo de carne, amasse delicadamente cada batata para que a casca se rompa (eu uso uma colher de arroz para proteger um pouco as mãos do calor da batata enquanto as aperto).

Sobre cada batata, coloque 1 colher de sobremesa de cream cheese (eu usei coalhada seca para ficar um pouco mais light) e depois salpique com as ervas frescas e a pimenta rosa. Finalize com um fio de azeite e sirva em seguida.

Esta quantidade serve entre 2 e 3 pessoas, dependendo dos acompanhamentos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • eliansarie

    /

    Essas receitas de Natal estão incríveis, super criativas e diferentes, as fotos são lindas. Parabéns, estou curiosa para as próximas, continue assim. Obrigada.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eu que agradeço o carinho do comentário e os elogios 🙂
    É muito bom saber que vocês estão gostando das dicas e receitas para as ceias.
    Espero que faça bom proveito!
    Bjo

  • Rejane Colvara

    /

    O seu site, a ideia de cozinhando pra 1, 2 ,é excelente. As receitas são ótimas, dá vontade de testar todas .

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram