Você está aqui:  / Aves / Michuí de frango com vinagrete de melaço (espetinho árabe de frango com legumes)

Michuí de frango com vinagrete de melaço (espetinho árabe de frango com legumes)

MichuiDeFrangoComMelaco_CozinhandoPara2ou1

No período em que morei em Berlim, tive uma fase em que procurava por “comida normal” (desisti de encontrar o nosso feijão, mas juro que não achei nenhum restaurante que servisse algo como filé de frango com arroz e saladinha, por exemplo).

O mais próximo disso a que cheguei foi em uma casa árabe, que tinha no cardápio esses espetinhos de frango com cebola, tomate e pimentão (mas eu sempre pedia sem o último, “ohne pfeffer”), que chegava à mesa com pão sírio e um incrível vinagrete de xarope de romã.

Como acompanhamento, as opções variavam bastante, mas geralmente era alguma opção de cuscuz marroquino com legumes e diversos temperos. E foi pensando em uma forma diferente para preparar o cuscuz que acabei me lembrando dos sabores esquecidos até a semana passada. Não aguentei muito tempo e tive que tentar reproduzir em casa os saudosos michuís.

Michuí de frango com vinagrete de melaço (espetinho árabe de frango com legumes)

350 a 400g. de carne de frango (coxas e sobrecoxas desossadas ou peito)
1 dente de alho bem picadinho
1/2 limão espremido
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de café de canela em pó
1 cebola grande
1 tomate maduro grande
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o vinagrete de melaço:
1/2 colher de sopa de vinagre ou de balsâmico
1 1/2 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de melaço de cana (ou de mel ou xarope de romã)
1 pitadinha de sal
1 pitadinha de pimenta do reino
1 pitadinha de gergelim

Em uma tigela grande, misture bem o alho, o caldo de limão, o cominho, a canela e tempere com um fio de azeite, sal e pimenta do reino. Corte o frango em cubos grandes, esfregue o tempero em todos os pedaços e deixe-os marinando por pelo menos 30 minutos (cubra com filme plástico e deixe na geladeira).

Enquanto isso, prepare o vinagrete, colocando todos os ingredientes em um pote com tampa e chacoalhe bastante até emulsificar o molho (integrar bem todos os itens). Como não tinha o xarope de romã, substituí por melaço de cana, mas poderia também ser mel.

Corte o tomate ao meio, tire as sementes e corte em gomos. Corte também a cebola ao meio e em gomos. Para montar os espetinhos, intercale os pedaços de frango e os legumes. Coloque no grill, na chapa ou na churrasqueira para grelhar os espetinhos (os meus eu fiz na churrasqueira elétrica e depois dei uma tostadinha na chama do fogão para ficarem mais bonitinhos).

Para acompanhar, providenciei pão sírio e preparei também a Fatouche (salada árabe com tomate, rabanete, pepino, cebola e croutons de pão sírio). Sirva o vinagrete em um pote e coloque na mesa também.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Jane

    /

    OI, Luuu (desculpe-me tanta intimidade, mas acesso seu blog todos os dias já faz algum tempo, assim já me sinto bem íntima).

    Adoro suas receitas.
    Tudo é ótimo.
    Pequenas porções, mas muitos sabores e aromas!!!!

    Grande abraço.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram